SÃO LUÍS – Todos os sábados, a partir das 16h30, um grupo de foliões tem se concentrado no calçadão da Rua de Nazaré para se divertir ao som dos sambas, marchas e frevos de um dos mais tradicionais blocos da Ilha.
Ali uma grande roda se forma, rolando assim um samba de primeira qualidade, com as indispensáveis marchinhas e frevos de carnaval, que fizeram sucesso no passado e que continuam animando o carnaval do presente. Na companhia de algumas loiras essencialmente geladas, a folia corre solta até às 22h30.
Mostrando toda sua irreverência e primando pelo resgate da folia, se consolidando no centro da capital sempre como uma alternativa, opção de diversão carnavalesca, a Bicicletinha prima a cantarolar sambas enredos que fizeram sucesso no Brasil.
Bastante entusiasmada, a Bicicleta do Samba que, desde o ano de 2010, agita o Centro Histórico de São Luís resgata e contagia maranhenses e visitantes com um repertório de qualidade. A lei na brincadeira é diversão com bom gosto, numa terapia musical.
Nos últimos anos, com a formatação cada vez maior do carnaval maranhense, a Bicicleta do Samba representa mais uma opção alternativa no carnaval tradicional de São Luís, e promete crescer a cada ano. Amanhã, compareça, e embarque na carona da Bicicletinha do Samba, entonando sambas como: “Deixa me encantar” (o Mar); “A minha alegria atravessou o mar” (É Hoje!) União da Ilha do Governador; “Caymi mostra o mundo que a Mangueira tem”, Mangueira; “Chove chuva, Chove sem parar” e ‘O Teu Cabelo não Nega’ (Lamartine Babo) Imperatriz Leopoldinense; “Peguei o Ita no Norte”, Salgueiro; “Festa profana”, União da Ilha, “Kizomba festa da raça”, Vila Isabel; “Aquarela Brasileira”, Império Serrano; “Paulicéia Desvairada” e ” Dança da lua”, Estácio de Sá, “Vira virou” e “Chuê chuá as águas vão rolar”, Mocidade Independente de Padre Miguel assim como sambas de escolas maranhenses como, “Haja Deus”, “Foi Dã que deu origem a Daomé”, Flor do Samba; “Bodas de Ouro -50 anos”, Mangueira; “Praia Grande”, “Poema Sujo” e “Alcântara Atlântida”, Turma do Quinto; “São Luís de Magia, Mistérios e Glórias”, Favela do Samba; “Farinhada”, Unidos da Camboa; “Juçara”, Unidos de Fátima; “As províncias do Maranhão” (Igreja do Desterro) Marambaia, além de sambas de compositores como, Paulinho da Viola, Martinho da Vila, João Nogueira, Noca da Portela, Almir Guineto, Zeca Pagodinho, Roberto Ribeiro e tantos outros, a ‘Bicicleta do Samba’ mostra nas ruas do centro uma brincadeira com espírito de harmonia, alegria e muita segurança.
A brincadeira fará no sábado (08), sua 4ª aparição no pré-carnaval de São Luís 2023 e contemplará a comunidade do centro também com a alegria dos antigos carnavais com um repertório de marchinhas que fizeram sucesso nas vozes de Braguinha, Mário Lago, Dalva de Oliveira, Erivaldo Martins, Dicinha e Linda Batista, Ary Barroso, Emilinha Borba, Carmem Miranda, Chiquinha Gonzaga revivendo os bons tempos dos grandes bailes com chuvas de confetes e serpentinas.