SÃO LUÍS – O Instituto de Promoção e Defesa do Cidadão e Consumidor do Maranhão (Procon/MA) realizou nesta terça-feira (7) uma reunião com representantes da Agencia Nacional de Telecomunicações (ANATEL). O objetivo foi discutir demandas dos consumidores maranhenses e buscar melhorias para os serviços de internet e telefonia oferecidos no estado.
“Temos acompanhado de perto as demandas, denúncias dos consumidores maranhenses, autuado e multado operadoras com esse intuito, de garantir um serviço de telefonia e internet de qualidade para os maranhenses e é esse o nosso objetivo na reunião de hoje com a Anatel, estreitar esse relacionamento com a agência reguladora desses serviços para firmar parcerias e colaboração para garantia dos direitos desses consumidores que estão sempre recebendo um serviço precarizado no estado do Maranhão”, explicou a presidente do Procon/MA, Karen Barros.
Os representantes da Agência Nacional foram abastecidos com relatórios de reclamações formalizadas pelo site, aplicativo e em unidades do Procon/MA e também denúncias registradas por meio das redes sociais. Para o conselheiro-diretor da agência, Alexandre Freire, a atuação do órgão maranhense é um modelo a ser seguido em outros estados.
A expectativa é que com a aproximação das instituições, os problemas de telefonia enfrentados pelos maranhenses possam ser sanados de forma ainda mais efetiva.
“Essa visita institucional deu-se pelo fato de que o Procon/MA é um modelo que deve ser replicado nos demais estados, aqui a gente tem muitas reclamações e observamos a atuação do órgão para resolver essas demandas. Então nosso papel hoje foi ouvir e com esse diálogo pensar de forma coletiva em soluções para esse ecossistema digital”, informou o conselheiro.
Também participaram do encontro as equipes da Assessoria Jurídica, Diretoria de Fiscalização, Núcleo Pró-Inclusão e Atendimento ao Consumidor do Procon/MA e Assessoria Jurídica da agência reguladora.