A inteligência artificial pode vencer os melhores jogadores de poker?

Sem dúvida, a inteligência artificial é muito mais poderosa do que a inteligência humana

Fonte: Da redação

Sem dúvida, a inteligência artificial é muito mais poderosa do que a inteligência humana. Quando é capaz de aprender, é impossível vencê-lo, devido à sua alta capacidade de aprender com seus próprios erros. Isto significa que a inteligência artificial pode facilmente vencer os melhores jogadores de poker. Isto foi comprovado em mais de uma ocasião e é por isso que as casas de poker online impedem que a tecnologia esteja presente nos jogos de poker online.

Os programas baseados na IA no mundo do poker não pararam de evoluir. Se há alguns anos atrás eles já eram muito poderosos, hoje são ainda mais. Os algoritmos estão em constante evolução, o que significa que as capacidades dos programas estão se tornando cada vez mais poderosas. Isto torna cada vez mais difícil vencê-los, mesmo para as maiores estrelas do mundo do poker.

Qual foi o primeiro programa de inteligência artificial a ganhar no poker?

A evolução do software que visa ganhar jogos online tem ido de força em força. Como nos informam os especialistas em poker da SalaDePokerBrasil, o software que lançou as bases foi o Libratus.

O programa Libratus pode ser definido como um dos primeiros AIs que conseguiu vencer os grandes jogadores de poker. O programa foi criado por Tuomas Sandholm. Ela se especializou em ganhar jogos de poker de duas mãos. Não foi capaz de ganhar jogos multiplayer, o que facilitou bastante as coisas. Mas como já dissemos, foi o programa que lançou as bases. Desde então, foram lançados novos programas que melhoraram o jogo ao ponto de serem os grandes vencedores.

A criação do Libratus não foi fácil, porque o desenvolvedor passou mais de duas décadas desenvolvendo o programa. Mas ele finalmente conseguiu.

Após a criação do Libratus, o criador conseguiu ganhar muitos prêmios e também conseguiu lançar sua própria empresa de AI. Esta empresa foi nomeada Robô Estratégico. Esta empresa agora se afastou do poker e se concentrou em estratégias de segurança de diferentes ângulos.

Mas o que é claro é que o Libratus foi a base para a criação de um grande número de programas destinados a ganhar jogos de poker.

Pluribus, um dos melhores softwares de poker

Como já mencionamos, graças à criação do Libratus, muitos outros desenvolvedores obtiveram a base para criar seus próprios programas de inteligência artificial. Atualmente no mercado existem diferentes opções, mas Pluribus é sem dúvida uma das mais conhecidas. Da Sala De Poker Brasil eles nos dizem que este é um dos softwares mais utilizados porque é capaz de bater os jogadores mais experientes sem problemas. Por essa razão, as salas de poker não param de tomar medidas para impedir que inteligências artificiais como esta influenciem os jogos.

Analisando o software, podemos ver que ele mesmo foi criado pela Carnegie Mellon University. Para alcançar o sucesso, o Facebook tem ajudado e a verdade é que o programa tem dado muito bons resultados. Para lhe dar uma idéia, o software conseguiu ganhar um jogo de Texas Hold ‘em Poker com cinco dos melhores jogadores do mundo. Isso mostra que o software tem o potencial de bater quase qualquer um. Nunca se pode dizer que o software é infalível, mas porque é capaz de aprender com seus próprios erros, ele está se tornando cada vez mais profissional. Em outras palavras, quanto mais Pluribus brinca, melhor ele fica. Por esta razão, pode-se dizer que se trata de um programa quase impossível de ser vencido.

O objetivo dos criadores do programa era criar um software que aprendesse com cada jogo, lembrando que ele é especializado em jogos para seis jogadores. Para conseguir isso, eles começaram forçando o programa a tocar outras cinco réplicas. Desta forma, ela teve que se esforçar para melhorar a si mesma, ao ponto de se tornar o que se tornou.

Mais tarde, quando o programa foi desenvolvido, ele foi colocado nas mãos de profissionais. O Facebook pagou 15 jogadores profissionais para se revezarem. O pagamento a cada um deles foi de 50.000 dólares, portanto não tiveram problemas para assumir o programa. Durante os 12 dias da investigação, mais de 10.000 mãos foram jogadas e, como esperado, o grande vencedor foi Puluribus.

O teste de 12 dias não só provou que a IA era muito mais poderosa do que a inteligência dos jogadores. Ela também conseguiu fazer evoluir a IA de modo que agora ela é ainda mais poderosa. Esta evolução foi possível porque, através de seus algoritmos, o programa foi capaz de aprender com cada peça. Por esta razão, quanto mais joga, mais completo ele se torna.

Como funciona o Pluribus?

Atualmente, existem muitos programas de inteligência artificial destinados a vencer os jogadores profissionais de poker. Um dos mais conhecidos é o Deep Blue. Mas Pluribus, ao contrário da grande maioria dos programas, não procura analisar o maior número possível de movimentos, mas sim simplificar o máximo possível as opções. Desta forma, torna as jogadas muito mais simples e, portanto, torna mais fácil para você ganhar quase todas as mãos que são colocadas na sua frente.

Para que o programa tenha sucesso, os desenvolvedores incluíram um algoritmo que só permite que o programa pense na peça atual e não em peças futuras. Isto, embora possa parecer inacreditável, compensou e, por esta razão, tornou-se um sucesso.

Outra coisa que torna o software bem-sucedido nos jogos é que ele se baseia apenas nas jogadas, ou seja, não é influenciado pelo medo de perder. Este medo é inato para todos os jogadores, em maior ou menor grau, mesmo para os profissionais. Tudo isso torna o programa superior ao jogador profissional.

Fechar