Publicidade
Carregando anúncio...

Como funciona a NBA: tudo o que você precisa saber

A liga nacional de basquete americana, conhecida pela sigla em inglês NBA, é um dos campeonatos que mais atrai os olhos dos fãs

Fonte: Da redação

A liga nacional de basquete americana, conhecida pela sigla em inglês NBA, é um dos campeonatos que mais atrai os olhos dos fãs de esportes no planeta. Contando com jogadores históricos, como o mítico Michael Jordan, e jogos eletrizantes, a estrutura do torneio pode ser um pouco confusa para novos espectadores, por isso neste artigo vamos te explicar como funciona a NBA.

Conhecendo os critérios, como se monta a classificação, os processos de draft e playoffs, você poderá além de acompanhar com maior envolvimento e conhecimento, fazer uma aposta na NBA com mais segurança. E uma das grandes vantagens para o fã é que a liga tem diversos jogos, quase todos os dias, o que garante entretenimento aos montes.

Uma breve história da NBA

A liga foi fundada em 1946, para rivalizar com a NBL, que era a então grande associação de basquete nos EUA, contando com 38 times. Depois de três anos de coexistência, as duas decidiram se fundir, adotando a marca NBA. O primeiro formato da liga contava com 17 times, já que muitos dos das formações originais acabaram saindo por conta de pouca receita e desinteresse dos fãs.

Aqui tem um detalhe importante, que segue até hoje, não há divisões na NBA. Os times devem se associar à liga e assim se mantém, ano após ano. Uma mudança passa por revisões de contrato e negociações – o que aconteceu várias vezes ao longo da história. Atualmente a NBA conta com 30 times.

Entre os anos 1950 e 1960, a NBA passou a chamar mais atenção do público, até que nos anos 1970 e 1980 explodiu como um fenômeno, muito por conta de nomes históricos como Kareem Abdul-Jabbar e Larry Bird. Nos anos 1990, contou com seu maior astro, Michael Jordan, e depois disso continuou a gerar estrelas, como Kobe Bryant e Lebron James.

Hoje a liga possui audiências esmagadoras, concentra a maioria das apostas em basquete, é sucesso na venda de ingressos para os jogos e paga alguns dos maiores salários do mundo esportivo.

Temporada Regular

No final de outubro de cada ano se dá início a temporada da NBA. Nela, os 30 times jogam 82 partidas, sendo metade em casa e metade como visitante. Assim como nas grandes ligas americanas de beisebol, futebol americano e hockey no gelo, que os times são divididos em conferências, assim também funciona a NBA.

Cada uma é chamada de conferência, existindo a Leste e a Oeste, cada uma com 15 equipes. As 10 mais bem colocadas de cada disputam entre si o título de campeão da conferência nos playoffs. Por fim, os campeões se enfrentam em um duelo para definir o grande vencedor da NBA.

Dentro das conferências também existem três das chamadas divisões, cada qual com cinco times. Os times de uma mesma divisão se enfrentam durante a temporada regular com mais frequência, sendo que dos 82 jogos, 16 são contra esses rivais. As divisões são definidas seguindo um critério geográfico.

Segue a organização da liga em conferências e divisões:

Conferência Leste

Divisão do Atlântico: Boston Celtics, Brooklyn Nets, New York Knicks, Philadephia 76ers, Toronto Raptors

Divisão Central: Chicago Bulls, Clevand Cavaliers, Detroit Pistons, Indiana Pacers, Milwaukee Bucks

Divisão Sudeste: Atlanta Hawks, Charlotte Hornets, Miami Heat, Orlando Magic, Washington Wizards

Conferência Oeste

Divisão Noroeste: Denver Nuggets, Minnesota Timberwolves, Oklahoma City Thunder, Portland Trail Blazers, Utah Jazz

Divisão Pacífico: Golden State Warriors, Los Angeles Clippers, Los Angeles Lakers, Phoenix Suns, Sacramento Kings

Divisão Sudoeste: Dallas Mavericks, Houston Rockets, Memphis Grizzlies, New Orleans Pelicans, San Antonio Spurs

Playoffs

Em abril, os vinte times classificados para os playoffs começam a se enfrentar em duelos no estilo mata-mata, ou seja, quem perder está eliminado. A divisão dos confrontos obedece uma lógica baseada na classificação, com o primeiro de cada conferência colocado enfrentando o décimo, o segundo o novo, o terceiro o oitavo, e assim por diante.

Cada confronto é decidido em uma série de melhor de sete jogos, com o primeiro time a obter quatro vitórias se classificando para a próxima fase. Se houver a necessidade de se disputar todas as partidas, o time mais bem classificado na temporada regular tem a vantagem de disputar um jogo a mais em casa.

A franquia melhor posicionada abre a série com dois jogos em casa, depois se disputa dois na do adversário e caso sejam necessárias mais partidas, o mando se alterna a partir daí.

As finais da NBA são disputadas em junho, seguindo a mesma lógica de uma série de sete jogos. O vencedor leva para casa o Larry O’Brien Championship Trophy, desejada taça do campeonato.

Draft

Quando o campeonato acaba, ocorre o tradicional draft da NBA. Nele os times podem contratar novos jogadores para a próxima temporada. Os atletas a serem escolhidos são em sua maioria destaques da liga universitária, podendo ser também estrangeiros que se destacaram em seus países.

Como a NBA funciona com times fixos, sendo que ninguém é rebaixado ou promovido, esse evento tem um caráter importante de buscar equilibrar a liga e não deixar que certos times estabeleçam hegemonias. Por isso, as franquias que ficaram nas piores colocações na temporada anterior têm preferência na escolha de atletas, o que dá a chance delas montarem equipes mais fortes.

Agora que você já sabe como funciona a NBA, não deixe de acompanhar a temporada 2022/2023 e torcer pela sua equipe favorita.

Fechar