Como fazer um organograma funcional?
Se você deseja começar a montar um organograma empresarial, tenha em mente que é importante notar o que é essencial para sua empresa, independente do tamanho ou segmento dela.
Esse instrumento organizacional deve ser utilizado para melhorar a eficiência da empresa. Esse tipo de gráfico, quando aplicado em setores, pode motivar os seus colaboradores.
Em especial porque eles irão entender o negócio e quais patamares eles podem atingir nela. Isso se torna ainda mais verídico quando se fala de metas para chegar a certos cargos, por exemplo.
Dessa forma, fica fácil para que eles possam entender os cargos, suas funções e o que fazer.
Isso faz com que o colaborador se torne produtivo para crescer na carreira dentro da empresa. Todo gestor pode usar o organograma, e isso independe do setor.
Mas, você sabe como montar um organograma para sua empresa ou setor do zero? Abaixo, selecionamos os principais pontos para você montar um:
1 – Realize uma pesquisas internas nos setores da empresa
Faça pesquisa com os colaboradores de cada setor. Mapeie todos os cargos e funções ativos na empresa.
Se quer facilitar essa pesquisa, procure criar formulários online. Peça para que todos os funcionários preencham.
2 – Identifique as hierarquias
Uma das principais funções de um organograma em uma empresa é delinear as hierarquias. Isso irá lhe ajudar a saber quantos cargos e funções os funcionários estão ocupando na empresa.
Depois disso, procure definir os níveis hierárquicos deles. Em seguida, você já pode começar a elaborar o organograma visualmente falando.
3 – Escolha o modelo ideal
Depois de fazer os dois passos anteriores, escolha o modelo que melhor se encaixa com sua empresa ou negócio.
Há alguns organogramas comuns disponíveis nas ferramentas, sendo que os mais utilizados são:
- Organograma vertical;
- Organograma horizontal;
- Organograma de pessoas;
- Organograma de funções (Organograma Funcional);
- Organograma de projetos;
- Organograma circular;
- Organograma matricial;
- Organograma em barras.
Organograma vertical (o mais utilizado)
O mais comum de ser utilizado no mercado por empresas é o organograma vertical.
E isso acontece porque, visualmente, ele parece ser mais atrativo. Pois ele mostra de cima a baixo as hierarquias e correlação entre elas.
Mas, o ideal aqui é que você consiga utilizar o que melhor se encaixe no seu objetivo de uso. ,
Opte por aquele organograma que melhor se adapte a cultura da sua organização. O organograma circular por exemplo é muito usado por empresas mais modernas.
Há mais de um tipo de modelo de organograma matricial, por exemplo. Ele é usado mais para empresas que não tem definições claras de funções em cada cargo ou de funcionalidades.
4 – Escolha a ferramenta mais adequada
Depois que escolher o organograma para sua empresa, procure desenvolvê-lo de forma visual. Mas, para isso, selecione uma ferramenta boa para o tipo escolhido por você.
Você pode desenvolver os mais simples em Excel, PowerPoint ou se aventurar no Word.
Mas, há ferramentas online que podem te ajudar a montá-lo. Elas são específicas para isso e pode lhe proporcionar ótimos resultados.
5 – Valide as informações
Depois que montá-lo procure checar a veracidade.
Confira setor por setor da sua empresa, e se cada função é válida e se correlaciona com a outra. Depois de validado, coloque-o em prática!
6 – Apresente aos colaboradores
Marque uma reunião com todos os funcionários da empresa. Se possível for, envie por WhatsApp ou e-mail antes do dia marcado.
Imprima e coloque em todos os setores da empresa, faça-o ser visto por todos. Ao reuni-los, explique ele em detalhes.
7 – Atualize sempre que possível
Sempre que possível ou que houver alterações ou reestruturações na sua organização, procure atualizá-lo.
Pode ocorrer de setores não estarem funcionando bem, onde a taxa de turnover não está satisfatória. E isso faz com que alguns setores sejam remanejados ou reformulados.
É normal que ocorra alterações no quadro de colaboradores, sendo assim, mantenha-o sempre atualizado.
Quando bem organizado e explicado, ele trará melhor eficiência aos setores, definição de metas e relação entre os colaboradores com as mais diversas hierarquias.