Polícia irá coibir paredões de som durante o Carnaval em Timon

Forças de segurança irão fiscalizar ocorrências contra perturbação do sossego na zona rural e urbana da cidade.

Fonte: Com informações do Portal Meio Norte

A folia de Carnaval começa, oficialmente, no sábado (18) e ao longo dos quatro dias de folia, as forças de segurança em Timon já se preparam com o reforço das operações no município. Durante o período, nem paredões de som nem qualquer perturbação do sossego serão tolerados no município.

Segundo o tenente-coronel Sousa, da Polícia Militar de Timon, as forças de segurança do município vão fiscalizar, durante a “Operação Carnaval Seguro 2023”, ocorrências contra perturbação do sossego na zona rural e urbana.

“Desde já, antecipamos que som automotivo não é permitido, não é autorizado, e todos os nossos policiais farão a apreensão desse material se estiverem sendo utilizados de forma irregular. Foi isso que foi definido. Serão duas viaturas só para a zona rural e, na cidade, o trabalho também irá coibir os excessos, para manter a tranquilidade pública”, afirmou o tenente da Polícia Militar.

A “Operação Carnaval Seguro” em Timon foi lançada pela Prefeitura na última quarta-feira (15), após reunião realizada no 11º Batalhão da Polícia Militar, que envolveu as forças de segurança e órgãos de controle externo do município.

A Secretaria Municipal de Segurança Pública de Timon (SEMSP) reuniu Polícia Militar, Guarda Civil Municipal (GCM) e motopatrulhamento, Departamento Municipal de Trânsito de Timon (DMTRANS), Secretaria do Meio Ambiente e Corpo de Bombeiros, para ajustar os detalhes da Operação.

“O trabalho visa estabelecer a segurança geral e o cumprimento das normas de conduta sobre perturbação ambiente, assim como o respeito às licenças estabelecidas pelos limites da lei em locais públicos e privados.”, reforçou o secretário de Segurança de Timon, Júnior Bacelar.

CTB estabelece penalidades para som alto

O som automotivo em si, não é proibido, nem é crime. Porém, a utilização sem bom senso pode gerar problemas como multas e pontos na carteira. De acordo com o art. 228 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), as penalidades para quem dirige com o som alto são:

– Multa grave de R$195,23.
– 5 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
– Retenção do veículo até a regularização.

Fechar