Neste domingo (26), o Brasil completa três anos do registro do primeiro caso de Covid-19. A primeira notificação oficial do novo coronavírus tratava-se de um homem, 61 anos, que deu entrada no Hospital Israelita Alberth Einstein, com histórico de viagem para a Itália.
Em 36 meses, mais de 674 milhões de casos do novo coronavírus foram notificados em todo o mundo, com o registro de 6.8 milhões de mortes. No Brasil, já foram notificados pelo Ministério da Saúde mais de 37 milhões de casos da Covid-19, com quase 700 mil óbitos. Destes, mais de 490 mil casos e 11 mil óbitos foram registrados no Maranhão, estado brasileiro com menor mortalidade em decorrência da Covid-19.
Para homenagear as vítimas da Covid-19, o deputado estadual Carlos Lula (PSB) propôs um Projeto de Lei que institui o Dia Estadual em Memória às Vítimas da Covid-19, em 29 de março, dia em que foi registrado o primeiro óbito pela doença no Maranhão.
Segundo a proposta do parlamentar, nesta data, as bandeiras instaladas nos órgãos públicos deverão ser hasteadas a meio mastro, bem como prestadas honras às vítimas da Covid-19.
“Esse projeto é muito simbólico, pois o Brasil tem cerca de 10% dos óbitos do mundo em decorrência da Covid-19 e no Maranhão, apesar de termos a menor taxa de mortalidade do país, perdemos 11 mil maranhenses nos últimos três anos. Mais do que simples estatísticas, os falecidos são nossos pais, irmãos, parentes e amigos queridos. Cada uma dessas vidas perdidas importa muito e jamais devem ser esquecidas”, enfatizou Carlos Lula.
De acordo com o Painel Conass, o Brasil atravessou cinco ondas evidentes da Covid-19. A primeira, em 2020, com o vírus original; a segunda, em 2021, com as variantes Delta e Gama; a terceira, quarta e quinta, em 2022, com variantes da Ômicron, que predominam entre os novos casos diagnosticados do vírus.