Desde o advento do bitcoin há pouco mais de uma década, o uso de criptomoedas vem ganhando espaço em todo o mundo. No Brasil, não tem sido diferente.
O mercado de criptomoedas cresce cada vez mais e muitas pessoas estão querendo entrar nesse mercado para investir e obter lucros incríveis. Mas como comprar criptomoedas?
Muitos têm a mesma dúvida, o que é normal, afinal, a internet está disponível para todos, com enorme quantidade de opções diferentes e promessas encantadoras. Mas como comprar? Onde comprar? Qual plataforma é confiável? É possível pagar com real?
Dúvidas e incertezas surgem o tempo todo sobre qualquer tipo de investimento. Não se preocupe, é normal estar inseguro, afinal é o seu dinheiro que está em jogo.
Bitcoin – a primeira criptomoeda
Bitcoin é uma moeda virtual de livre comércio, também chamada de criptomoeda que tem uma grande variação no sistema financeiro. O Bitcoin permite que o usuário faça transações por conta própria ou através de um sistema automatizado, em tempo real e internacionalmente.
O Bitcoin ficou muito famoso justamente por crescer rapidamente. Mesmo sendo virtual, pode ser utilizado em diversos segmentos. Muitas pessoas simplesmente vivem comprando e vendendo Bitcoin.
Onde comprar?
Qualquer decisão de investimento é difícil. Dependendo da empresa que você escolher, tudo muda, as formas de pagamento, as variações de taxas, sem falar nas regras de câmbio e nas inúmeras outras regras que seu banco pode ter.
Essa importante decisão tem que ser tomada com calma, com muita pesquisa e consciência de quanto você quer investir.
Existem inúmeras opções disponíveis online e inúmeras propostas à espera de investidores de todos os níveis. A análise de mercado desempenha um papel enorme, se não o mais importante para você ter sucesso nos seus investimentos.
Considerando a importância que o mercado de criptomoedas tem no momento, assim como o investimento privado é fundamental para o desenvolvimento e crescimento financeiro, investir em criptomoedas representa não apenas a possibilidade de altos ganhos pessoais, mas sobretudo a participação ativa na construção econômica de um país.
Em virtude disso, surgiram plataformas de negociação como eToro, por exemplo, que se tornou importante especialmente para investimentos privados, análise de mercado e esclarecimento de dúvidas e divulgação de informações fundamentais para quem pretende investir em criptomoedas.
Essas plataformas funcionam com um sistema semelhante ao das compras online. Depois de já ter cadastrado, confirmado seus dados e e-mail, o usuário poderá criar sua carteira virtual.
Como investir
Não existe um valor mínimo para investir em criptomoedas. O primeiro passo para investir é abrir uma conta em uma exchange de criptomoedas. Depois que a conta for estabelecida, você precisará conectá-la ao seu sistema de pagamento preferido.
Deve-se notar que cada exchange tem suas próprias regras sobre os métodos de pagamento que recebe. A maioria aceita pagamento por meio de cartões de crédito ou débito. Existem algumas exchanges que aceitam apenas outras moedas digitais.
Depois de conectar seu sistema de pagamento, você está pronto para fazer sua primeira compra de criptomoedas. Basta decidir quantas moedas ou frações de moedas você deseja comprar e fazer o pedido.
Ao realizar a compra, você deve decidir qual carteira eletrônica usará para armazenar a chave privada de suas criptomoedas. Para maior segurança, lembre-se de proteger suas senhas e utilizar sistemas de dupla verificação.
Vantagens de investir em criptomoedas
- São moedas globais – as criptomoedas são descentralizadas e não são regulamentadas por nenhuma organização governamental ou instituição financeira. Desta forma, você pode usá-los em qualquer lugar do mundo.
- As transações são totalmente seguras: devido ao seu funcionamento, é impossível falsificar ou duplicar criptomoedas devido às suas técnicas criptográficas.
- As transações são imediatas: especialmente significativas se você tiver clientes internacionais, pois com criptomoedas o processo de troca pode ser bastante acelerado.
- Permite transações anônimas – Isso atrai muita gente que não quer ser monitorada pelo Estado.
- Uma defesa contra a inflação: as criptomoedas podem se tornar instrumentos de defesa contra a inflação. Foi o caso da Venezuela ou da Argentina, por exemplo.
- Mercado institucionalizado: embora seja verdade que ainda estamos em uma fase inicial, é cada vez mais possível investir profissionalmente em criptomoedas.
Quantas criptomoedas existem?
Existe um mundo além do famoso Bitcoin. Toda semana novas criptomoedas são criadas, mais de 13.000! E acrescentando… Em 22 de outubro de 2021, o valor total das criptomoedas existentes era superior a US$ 1,5 trilhões.
Se você deseja consultar todas as criptomoedas legais que existem, pode consultar páginas como a CoinMarketCap , que fornecem todas as informações sobre mais de 800 moedas virtuais e seu preço correspondente.
Quais são as criptomoedas mais rentáveis
Usando dados seguros do Coinmarketcap, as criptomoedas populares que mais cresceram em 2021 foram:
Criptomoeda | Porcentagem de lucro
|
Shiba Inu | 370.000% |
Matic | 13,000% |
Solana | 10,000% |
Luna | 10,000% |
Dogecoin | 3,000% |
Binance Coin | 1,400% |
Cardano | 670% |
Ether | 502% |
Polkadot | 233% |
Bitcoin | 78% |
O mercado de investimentos em criptomoedas tem crescido rapidamente no Brasil, mas mesmo com toda a fama que conquistou, o país não possui regulamentações específicas para esse tipo de mercado virtual.
Porém, há um projeto em andamento para regulamentação e tributação desses ativos digitais. E já existe um imposto provisório baseado em lucros com criptomoedas que varia de 15% a 20%, segundo o site da Receita Federal.
Outra coisa a destacar é a relação que os bancos têm com as transações internacionais, já que as negociações são feitas internacionalmente. Cada pessoa tem um relacionamento diferente com seu banco, tipos de taxas, tipos de benefícios, autorização para compras e cobrança de transações. Além disso, ainda não há opção disponível nos bancos brasileiros para contas em dólar.
Quanto você pode comprar com 100 reais?
Isso depende muito do tipo de criptomoeda que o usuário escolher (Bitcoin, Ethereum, Litecoin, Ripple etc…), da forma de pagamento, das taxas existentes e da taxa de câmbio do dia. Por se tratar de um mercado financeiro flutuante, os preços variam rapidamente e chegam a subir para mais de 300%.
Concluindo, a melhor forma de comprar criptomoedas no Brasil é usar corretoras ou exchanges que já se estabeleceram no mercado. Existem muitas no mercado e a melhor maneira de fazer isso é realmente pesquisar. Conforme descrito acima, o investidor tem que analisar aquela que melhor se encaixa no perfil. Uma das melhores corretoras é a eToro, pois está no mercado há mais de 10 anos, com mais de 28.000.000 de usuários em todo o mundo.
As vantagens de investir em criptomoedas são inúmeras, a aceitação também é muito favorável.
Se você gosta de investimentos financeiros, pode ver que as criptomoedas tem muitos fãs felizes e que alcançaram independência financeira através desse mercado.