Em 2022 a EMAP – Empresa Maranhense de Administração Portuária (EMAP), gestora do Porto do Itaqui, entrou para o seleto grupo de instituições com quatro certificações ISO, ao receber o selo da Norma ISO 45001, da Segurança e Saúde Ocupacional. Além dessa, o porto público do Maranhão conta com as ISO 27001, 9001 e 14001, que atestam, respectivamente, excelência na gestão da Segurança da Informação, da Qualidade e do Meio Ambiente, conquistadas anteriormente.
As normas ISO são um conjunto de regras, criadas pela empresa International Organization for Standardization (Organização Internacional para Padronização), com o objetivo de padronizar condutas, soluções e processos, em organizações e entidades públicas, nos mais diferentes segmentos do mercado.
As regras são elaboradas por uma comissão de especialistas de cada área, por meio de representantes de 91 países, o que garante a aprovação de normas de excelência em todos os campos técnicos.
Com quatro certificações ISO, o Porto do Itaqui comunica ao mercado e à sociedade que possui uma gestão comprometida com a excelência nas áreas contempladas, enquanto atua para certificar seus processos em outras áreas, como Inovação e ESG, por exemplo.
O resultado desse esforço recebeu reconhecimento público ainda em 2022, com o 1º lugar no Prêmio Congresso Internacional de Desempenho Portuário na categoria Porto Público com Maior Número de Certificações ISO. O CIDESPORT, realizado pela Universidade do Sul de Santa Catarina, é um dos eventos científicos mais importantes do país no setor de portos.
Para a EMAP, a certificação é um indicador importante, mas o que mais vale é o que está por trás, o grau de competência e compromisso da equipe, o foco em melhoria contínua e as aprendizagens extraídas do processo.
Gostou desse conteúdo e quer saber mais sobre as atividades, história, conexões, notícias e como atua cada setor da Autoridade Portuária do Itaqui? Passa lá no site www.portodoitaqui.ma.gov.br. Aproveite para acompanhar em tempo real a movimentação de navios.