A líder da bancada feminina no Senado Federal, Eliziane Gama (Cidadania-MA), apresentou nesta terça-feira (24), projeto de resolução que institui, no âmbito do Senado, a Comenda Missionários Daniel Berg e Gunnar Vingren, destinada a homenagear pessoas físicas ou jurídicas que tenham desempenhado relevantes ações religiosas e sociais, com destaque na área da filantropia.
“Esta proposição busca reconhecer uma história de fé, de luta e de muita dedicação, bem como incentivar o desenvolvimento de relevantes ações religiosas e sociais, com destaque na área da filantropia. Esperamos que cada pessoa ou instituição agraciada com a Comenda possa renovar nossa esperança de viver em um País mais fraterno e mais humano”, justifica a senadora.
Daniel Berg e Gunnar Vingren desembarcaram na cidade de Belém, no Estado do Pará, em 1910, sem saber uma palavra em português, mas decididos a pregar o evangelho. Seis meses depois da chegada ao Pará, fundaram uma nova igreja, cujo nome inicial foi Missão da Fé Apostólica.
Em 18 de janeiro de 1918, a congregação passou a se denominar Assembleia de Deus. Inicialmente se disseminou pelos estados do Pará e Amazonas, mas pouco depois propagou-se por todo o Nordeste, principalmente entre as camadas mais pobres da população.
“Hoje, estima-se que a Assembleia de Deus tenha mais de 20 milhões de fiéis no Brasil, se consagrando como a maior igreja evangélica do país estando presente em todas as regiões e rincões. Daniel Berg e Gunnar Vingren foram Missionários visionários que orgulham todos os irmãos evangélicos”, explica a senadora.