Jogos de paciência e seus benefícios

Alguns jogos podem ser muito benéficos para a promoção de algumas capacidades humanas e para garantir o bem-estar

Fonte: Da redação

Alguns jogos podem ser muito benéficos para a promoção de algumas capacidades humanas e para garantir o bem-estar. Os jogos de paciência encontram-se neste universo. Venha saber quais são os principais benefícios deste tipo de jogo.

Os jogos de paciência são muito populares e a sua popularidade tem inúmeras razões, de entre as quais os benefícios para a cognição e o bem-estar não podem ser ignorados.
Quando você joga esse tipo de jogo, está utilizando a sua mente e preenchendo seu tempo com algo que os pesquisadores vêm olhando com cada vez mais entusiasmo.
De fato, tanto quando você manuseia as cartas como quando seleciona as versões digitais de jogos como a paciência spider estará dando a você mesmo muito mais do que um simples momento de lazer. Entenda porquê.

1. Melhora sua memória


As paciências (ou jogo de paciência) são jogos que permitem a seus jogadores promover e melhorar sua capacidades de memória.
Esses jogos contribuem para que treine a retenção de informação em sua mente, treinando-a, de um modo inconsciente, para que decore cores, números e naipes. Esse processo de memorização pode ajudar em vários aspetos da vida.

2. Ajuda na criação estratégica


Em sua vida haverá vários momentos em que terá de analisar situações e criar um planejamento e, de fato, os jogos de paciência com cartas são um bom meio para treinar isso e desenvolver essa capacidade de criação de estratégias.
Se trata, pois, de um processo de repetição estratégica, ideal para desenvolver novas capacidades criativas de resolução de problemas e organização vivencial.

3. Promove a rapidez de raciocínio


Pensamento rápido e de tomada de decisões são dois dos benefícios que você pode esperar encontrar com esse jogo.
Muitas vezes, nas paciências, seu objetivo é concluir um jogo no mínimo tempo e isso ajuda a que aprenda a raciocinar mais rápido para evitar erros que possam afetar o tempo do jogo.

4. Promove a resiliência


Os jogos de paciência vão sendo aprendidos e, por isso, quando inicia, não existe uma estratégia ou a rapidez de pensamento de que falámos anteriormente.
Assim, como seu nome indica, esses jogos irão testar sua paciência e ajudá-lo a ganhar uma capacidade de resiliência e resistência até começar a conseguir cumprir seus objetivos. Esse treino será útil em vários momentos de sua vida.

5. Ajuda a conquistar o relaxamento


Apesar de exigirem que você pense e crie estratégias, esses jogos podem também ser calmantes e contribuir para o relaxamento.
Muitos pesquisadores já olharam os efeitos meditativos dessas partidas de cartas, comprovando que ajudam a minorar o estresse e a promover o relaxamento e o bem-estar e, seus jogadores.
Assim, esses jogos permanecem uma boa opção para relaxar, mesmo mantendo sua mente ativa, o que é, no fundo, o melhor de dois mundos.

6. Ajuda na relação consigo mesmo


Esse tipo de jogo é pessoal e só seu. Se trata de um momento de solitude, no qual poderá se desconectar do mundo, das corridas do século XXI e aproveitar um momento só seu.
Ao permitir que você passe um momento apenas consigo mesmo e com o próprio jogo, ele permite o melhoramento de sua autoconfiança, sua autoimagem e sua tranquilidade, o que poderá ajudar, mais tarde, nas relações com os outros, em meios sociais.
Ao jogar paciências será, portanto, convidado a explorar seus sentimentos, suas emoções e seus pensamentos, o que melhora a sua perceção sobre os dias e sobre você mesmo.

Fechar