A indústria automotiva busca se recuperar dos impactos causados pela pandemia, superando os desafios de operações e produção. Em meio à recuperação do setor, marcas consolidadas tentam se manter entre as mais valiosas, enquanto empresas mais novas aproveitam as oportunidades em direção ao topo.
Este cenário ficou claro após a divulgação do levantamento das marcas mais valiosas do mundo, publicado pela consultoria Brand Finance. O ranking anual mostra que entre as 100 mais valiosas, 10 são do setor automobilístico.
A grande novidade do levantamento é a Tesla, que lidera o valor de mercado entre as companhias da indústria automotiva e está no top 10 do ranking geral, ocupando a 9ª posição.
No ano anterior, a empresa de Elon Musk estavam em 28º lugar na lista geral e em terceiro ao comparar apenas as marcas fabricantes de automóveis. No entanto, de lá para cá a companhia de carros elétricos deu um salto e foi de US$ 46 bilhões para R$ 66 bilhões.
Já Mereces-Benz e Toyota, que antes ocupavam as primeiras posições, permanecem no top 3 em relação às marcas de carros, mas perderam valor de mercado e desceram algumas casas no ranking geral.
Veja a lista:
Marcas de automóveis mais valiosas do mundo em 2023
De acordo com relatório da Global 500