O Governo Federal informou que 53.183 benefícios do Bolsa Família foram cancelados no Maranhão. O Governo justificou o cancelamento destacando que foram encontradas irregularidades. A partir de março, o pagamento já será excluído. Por outro lado, 27.933 beneficiários foram incluídos.
Até 2022, o Maranhão era o estado com a maior diferença entre o número de pessoas que recebem o Auxílio Brasil (nome anterior do Bolsa Família) e as que têm carteira assinada. Isso significa que a renda fixa da maioria das famílias maranhenses vem do programa social.
Na divisão por municípios, São Luís concentrava o maior número de famílias maranhenses contempladas pelo Auxílio Brasil, com 120.934 lares com beneficiários do programa. Outros cinco municípios somavam mais de 20 mil residências contempladas: São José de Ribamar (30.304), Timon (29.445), Imperatriz (23.646), Chapadinha (23.371) e Bacabal (20.498).
Ainda segundo o Governo Federal, até dezembro mais 1 milhão de beneficiários do Bolsa Família, que estariam recebendo o pagamento de maneira irregular, serão excluídos do programa em todo o país.
De acordo com o ministro Wellington Dias, ao todo, o governo encontrou indícios de irregularidades em 2,5 milhões de beneficiários e 1,4 milhão já foram excluídos da folha de março. O restante, cerca de 1 milhão, segundo o ministério, deverá ser excluído até dezembro.