SÃO LUÍS – O mês de março já chegou e trouxe com ele uma missão muito importante para as organizações e a sociedade: a campanha ‘Março Lilás’, cujo objetivo é conscientizar sobre câncer de colo de útero para que haja prevenção e possibilidade de tratamento precoce.
“Esse trabalho somente é possível por meio do compartilhamento de dados relevantes que podem e devem ser disseminados no ambiente de trabalho. Quanto mais mulheres alcançadas, maior a chance de salvar vidas”, frisa Daniella Andrade, que atua em processos de qualidade, gestão de pessoas e programas de bem-estar para incentivar o desenvolvimento humano e empresarial.
Repercutindo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), ela alerta para o fato de que, no Brasil, o câncer de colo de útero é o terceiro tipo mais incidente entre mulheres, excluídos os de tumores de pele não melanoma.
“O órgão nos revela que, para este ano, são estimados 17.010 novos casos, o que representa um risco considerado de 13,25 casos a cada 100 mil mulheres”, frisa Andrade.
Ações
Ela diz que é de suma importância que as empresas reforcem ações neste período como um alerta para a doença, uma vez que essas iniciativas são capazes de aumentar o bem-estar no ambiente de trabalho e a produtividade dos colaboradores, bem como reduzir custos com planos de saúde.
“As empresas exercem um papel social muito importante na vida de seus colaboradores. Afinal de contas, passamos a maior parte das nossas horas semanais no ambiente de trabalho. Por isso, quanto mais comprometidas em ações ligadas à saúde mental, física e ao bem-estar no trabalho, mais elas contribuirão na prevenção de enfermidades”, afirma.
Silenciosa
Daniella Andrade, que é mestra em Saúde Corporativa com abrangência em autarquias e indústrias, além de conselheira e madrinha humanitária da Cruz Vermelha, alerta para o fato de que o câncer de colo de útero é uma doença com desenvolvimento lento e atuação silenciosa no organismo. A patologia manifesta-se a partir da modificação das células responsáveis pela formação do câncer de colo uterino.
“Essas células doentes são facilmente descobertas na realização do exame preventivo, também conhecido como Papanicolau. A principal causa é a infecção por alguns vírus, tais como o HPV”, lembra.
No Brasil, a incidência do câncer de colo de útero ocorre de forma significativa. A doença é o terceiro tipo de neoplasia de maior ocorrência entre as mulheres. Esse é um dos principais motivos para o engajamento na campanha ‘Março Lilás’.
“Toda e qualquer ação focada no bem-estar no trabalho e produtividade das colaboradoras merece destaque. Afinal de contas, informar é o primeiro passo tanto para a prevenção quanto para a busca de um diagnóstico que não seja tardio”, finalizou Daniella Andrade.