FIEMA e parceiros lançam segunda edição do Programa Canteiro Escola em São Luís

A aula inaugural do Programa Canteiro Escola marcou o começo de uma iniciativa que promete deixar um legado para a cidade de São Luís

Fonte: Com Fiema

Nesta segunda-feira (6), representantes da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA), em uma ação encabeçada pela Prefeitura de São Luís, participaram da solenidade de abertura e da aula inaugural da segunda edição do Programa Canteiro Escola. O evento que ocorreu na Associação Comercial do Maranhão (ACM), contou com a presença do presidente da FIEMA, Edilson Baldez das Neves, do prefeito de São Luís, Eduardo Braide, da vice-prefeita, Esmênia Miranda, da presidente da FUMPH, Kátia Bógea, do vice-presidente executivo da FIEMA e presidente do Sinduscon-MA, Fábio Nahuz, do diretor regional do SENAI, Raimundo Arruda, do superintendente da FIEMA, César Miranda, dentre outras autoridades.

O programa, pelo qual foi restaurada a fachada do Mercado das Tulhas, em sua primeira edição, tem como objetivo capacitar profissionais da construção civil para atuarem na restauração de monumentos históricos da capital maranhense. Nesta nova etapa, o projeto da FIEMA, Sinduscon e parceiros visa uma nova fachada para o Palácio do Comércio, sede da Associação Comercial do Maranhão (ACM), e do Palácio Arquiepiscopal de São Luís.

Após a formação de 640 horas, prevista para durar de 5 a 7 meses, os alunos envolvidos na obra serão certificados pelo SENAI nos cursos de pedreiro de revestimento e pintor de obras imobiliárias. A edição 2023 do Canteiro Escola destaca-se pela grande participação feminina, com 26 mulheres matriculadas.

O presidente da FIEMA, Edilson Baldez, destacou a importância do programa para a formação de mão de obra qualificada no estado do Maranhão: “O Canteiro Escola é uma oportunidade única de qualificação profissional, aliando a preservação do patrimônio histórico com a formação de profissionais preparados para o mercado de trabalho. A FIEMA se orgulha de fazer parte deste projeto.”

Já o diretor regional do SENAI, Raimundo Arruda, acrescentou que o SENAI vem cumprindo a sua missão no Estado, com foco em promover a educação profissional e tecnológica da melhor maneira possível no Maranhão. “Nós queremos ressaltar a importância também do social corporativo, que enquadra exatamente nessa perspectiva de colaborar com o desenvolvimento econômico social do nosso estado”.

A aula inaugural do Programa Canteiro Escola marcou o começo de uma iniciativa que promete deixar um legado para a cidade de São Luís, pela via da formação de profissionais qualificados e da tradição de monumentos históricos.

“Vamos capacitar 60 alunos nesse primeiro momento e as empresas têm contribuído muito, não só para absorver essa mão de obra qualificada, mas também para dar sua contribuição à nossa valorosa cidade. Os alunos vão conhecer o que é o centro histórico, qual o significado desses prédios, e como conservar esse patrimônio, esse sistema de pertencimento do maranhense”, disse o presidente do Sinduscon e vice-presidente executivo da FIEMA, Fábio Nahuz.

O Canteiro Escola é uma realização da Prefeitura de São Luís, por meio da Fundação Municipal de Patrimônio Histórico (Fumph), e da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema), por meio do Sesi, Senai, IEL, do Sindicato das Indústrias da Construção Civil do Maranhão (Sinduscon-MA), com o apoio do Sebrae, Fecomércio e Associação Comercial do Maranhão (ACM). Além das empresas Vale, Alumar, B2O Partners, Eneva, Cimento Bravo, Gomes Sodré, Escudo e Alfa.

Fechar