O assunto Titanic voltou a ser notícia por conta dos 25 anos de lançamento do filme épico dirigido por James Cameron, que leva o nome do navio naufragado. Ainda hoje, mais de 100 anos depois da embarcação afundar no oceano, sua história e seus detalhes de como era ainda despertam curiosidade.
Os interiores do transatlântico foram um marco para época, elevando o padrão para todos a bordo, até mesmo para os passageiros de segunda e terceira classes. Mas foi na primeira categoria que a opulência atingiu níveis jamais visto em uma embarcação até então.
A área destinada aos mais abastados contava com uma série de espaços, como lounge, salão de jantar, sala de recepção, restaurante, estar, ala de leitura, local para fumantes e cafés com varandas e pátios de palmeiras, além de trazer novidades, como piscina, banhos turcos, campos de squash e academia.
A grande escadaria do Titanic, que foi destaque no filme de Cameron, era um dos grandes trunfos e resumia bem todo o luxo da primeira classe a bordo. Construída de carvalho polido, ferro fundido e adornada com ricos vitrais, ela ficava abaixo de uma cúpula que dava a ilusão de luz natural a qualquer hora do dia. A peça central era um painel esculpido contendo um relógio.
Alguns dos cômodos tinham decoração com toques franceses, enquanto outros espaços remetiam ao interior da Inglaterra. Paredes revestidas de mogno esculpido e incrustadas de madrepérola, imensos lustres, tapetes persas, esculturas, boiseries e pinturas de parede adornavam as áreas da primeira classe.
O salão de jantar tinha 35 m de comprimento e ocupava toda a largura do navio. Com capacidade para 532 passageiros, era o maior espaço de refeições já visto em um navio e trazia mesas e cadeiras de carvalho maciço, decoração estilo Luís XIV e painéis do chão ao teto de nogueira francesa. Luminárias douradas e cortinas de seda completavam o luxuoso cenário.
Um dado interessante é que, mesmo com toda a sofisticação do maior navio da época, o Titanic tinha apenas 39 quartos com banheiro privativo. As outras 350 cabines padrão da primeira classe dividiam salas de banho comunitárias.
Já as acomodações da segunda classe tinham beliches com duas ou quatro camas. Os móveis eram de mogno, e cada cabine tinha uma pequena pia e um penico para serem usados em caso de enjoo. Os banheiros eram de uso comum a todos os passageiros.
As cabines de terceira categoria eram muito menos equipadas, mas, ainda assim, possuíam um nível superior em relação à maioria dos transatlânticos da época, com painéis de madeira e móveis de teca. Os quartos eram pequenos e estreitos, e traziam de duas a seis camas fixadas nas paredes, uma em cima da outra. Apenas dois banheiros estavam disponíveis para todos os 700 passageiros desta ala.