Magazine Luiza investiga denúncia anônima de irregularidades

Magalu comunicou denúncia anônima alegando desvios de conduta em práticas comerciais de fornecedores

Fonte: Lara Rizério

O Magalu publicou fato relevante a respeito de uma denúncia anônima alegando desvios de conduta em práticas comerciais, especificamente envolvendo bônus relacionados a compras de fornecedores, o que a empresa agora buscará apurar. A denúncia menciona três distribuidores, os quais ao longo do exercício de 2022 representaram, aproximadamente, 3,5% do valor total de compra de mercadorias da empresa, destaca o comunicado.

“Dessa forma, acreditamos que há espaço para uma reação negativa das ações no pregão, apesar dos resultados positivos do 4T22”, avaliou o Credit Suisse em análise no início da manhã. A XP também avaliou que o fato relevante poderia ofuscar os resultados, levantando preocupações quanto às políticas comerciais da companhia. O Itaú BBA também apontou temer que os investidores possam se concentrar nessas notícias negativas, criando alguns ventos contrários para as ações durante o pregão desta sexta.

Para a Genial, o Magalu reportou uma importante recuperação sequencial nesse trimestre, afastando o risco de liquidez que se alastrou no varejo ao longo dos últimos meses, mas a denúncia anônima tinha potencial de trazer ruído para os papéis.

Foi o que aconteceu durante boa parte da manhã, com a baixa também sendo intensificada por um dado de inflação medido pelo IPCA acima do esperado em fevereiro, o que pressiona empresas de consumo. Contudo, os papéis amenizaram as perdas ao longo do dia.

Em teleconferência, Frederico Trajano, CEO do Magalu, disse que “uma denúncia anônima ainda não investigada não deveria tirar o brilho do resultado apresentado no quarto trimestre”. “Fizemos um trabalho árduo e tem indicadores claros e concretos de que a empresa fez um bom trabalho no período”, apontou.

Já no caso da Via, os analistas destacam que a melhor geração de caixa merece destaque, sendo positiva em R$ 792 milhões, por conta da melhor dinâmica de estoques e fornecedores, ainda que haja mais controvérsias sobre o balanço em relação ao do Magalu (que foi visto como majoritariamente bom pelos analistas).

Porém, junto com os resultados, a companhia anunciou que Helisson Lemos, VP de Inovação Digital, renunciou ao cargo. “Enxergamos o anúncio como negativo, uma vez que Helisson era um executivo chave para o desenvolvimento do marketplace da Via, o que pode ofuscar os resultados”, avalia a XP.

Na mesma linha, a Genial destaca que o executivo estava na casa desde 2019 e foi uma peça-chave para o desenvolvimento do 3P da empresa. Assim, conforme define a casa, “entraram dois elefantes na sala”, que impactarMGLam as ações na sessão.

Fechar