Publicidade
Carregando anúncio...

Mangueira anuncia enredo sobre Alcione no carnaval 2024

Alcione já foi cinco vezes enredo de escolas de samba. Flor do Samba e Turma do Quinto fizeram homenagens em 1988 e 2007.

Fonte: Joel Jacintho

SÃO LUÍS – O Maranhão voltará a ser tema na Marques de Sapucaí. A Estação Primeira de Mangueira, a verde e rosa do carnaval carioca, anunciou nesta segunda-feira, 13 de março, que a sambista e torcedora da escola, Alcione Nazareth, a Marrom será enredo no carnaval de 2024.

Segundo a escola, o convite da presidente Guanayra Firmino foi feito na casa da “Marrom” nesta segunda, que aceitou a homenagem. “Estou muito honrada e emocionada com o convite. Nunca imaginei tamanha homenagem”, disse Alcione. O lançamento do enredo e logo oficial será no dia 28 de abril, aniversário de 95 anos da Estação Primeira de Mangueira.

A sambista Alcione Nazareth, a Marrom já foi cinco vezes enredo de escolas de samba. Coube a Flor do Samba, de São Luís, a primeira prestar homenagem a sambista maranhense, no carnaval de 1988, com o desfile assinado pelo carnavalesco Miguel a Veiga, a escola do Desterro foi vice-campeã, mas a Marrom não desfilou. E foi o último carnaval na Praça Deodoro.

A escola do grupo 2, do carnaval do Rio de Janeiro, a Independente de Cordovil, desfilou em 1989, com o enredo, Marrom som do Brasil, e obteve a quinta colocação; Era o ano de 1994, quando a Unidos da Ponte, do grupo especial desfilou com o enredo “Marrom da Cor do Samba”, ficando na décima quinta colocação.

No carnaval de 2007, a sambista maranhense voltou a ser homenageada no carnaval de passarela ludovicense. A Turma do Quinto, com o enredo “Alcione, a voz do Samba” obtendo o vice-campeonato.

O carnaval paulista também realizou desfile em 2018, tendo como enredo “A voz da marrom, que não deixa o samba morrer”. A escola de samba Mocidade Alegre, a morada do samba paulista foi vice-campeã. Naquele mesmo ano, o Maranhão deu o título de campeã a Acadêmicos de Tatuapé, com enredo “Maranhão. Os tambores vão ecoar na terra da encantaria”.

ENREDOS SOBRE ALCIONE

01- 1988 – Flor do Samba – “Em terra de poeta a Flor é Marrom” – vice-campeã

02 – 1989 – Independente de Cordovil – Marrom som do Brasil – 5º lugar

Grupo de Acesso

03 – 1994 – Unidos da Ponte – Marrom da cor do samba – 15º lugar

04 – 2007 – Turma do Quinto – Alcione, a voz do samba – vice-campeã.

05 – 2018 – Mocidade Alegre (SP) – “A voz marrom que não deixa o samba morrer”- 70 anos de vida e os 45 anos de carreira de Alcione – vice-campeã.

2024 – Estação Primeira de Mangueira-RJ

Fechar