O Porto é delas: EMAP destaca atuação feminina no setor portuário

Atualmente, 40% de todos os empregados da EMAP são mulheres e, 50% dos cargos de gerência são ocupados por elas

Fonte: Publipost

Neste mês de março a EMAP – Empresa Maranhense de Administração Portuária, destaca o papel e a importância das mulheres que fazem o Porto do Itaqui. A marca delas está impressa nos importantes resultados alcançados por esse gigante maranhense. Com expressiva presença de trabalhadoras, a empresa pública conta com um reconhecido Programa de Diversidade e Inclusão denominado SOMOS, trabalhando implantar novos paradigmas em um ambiente profissional – o setor portuário – que historicamente tem a maioria dos cargos ocupados por homens.

Atualmente, 40% de todos os empregados da EMAP são mulheres e, 50% dos cargos de gerência são ocupados por elas. Esses números estão bem acima da média nacional, que é de 37,4% de mulheres brasileiras ocupando algum cargo de gerência, segundo dados do IBGE.

A importante contribuição das trabalhadoras da EMAP pode ser notada em diferentes áreas como planejamento portuário, engenharia, segurança do trabalho, meio ambiente, contratos, licitações, comunicação, RH, arrendamentos e qualidade, setores gerenciados por elas. Várias ações são desenvolvidas para fortalecer a cultura de respeito, combatendo práticas de discriminação e preconceito. O Código de Conduta da empresa é um importante instrumento educação e um guia completo sobre as posturas esperadas. Diversidade é um valor na empresa e todos precisam estar atentos.

A programação para o mês de março prevê palestras e workshops sobre temas como saúde íntima, empoderamento feminino e equidade de gênero, dentre outros, mas as ações e reflexões acontecem o ano todo, afinal o Porto é delas!

Fechar