Presidente da EMAP participa do I Congresso Estadual do Municipalismo Maranhense

Na programação oficinas, workshops e palestras onde foram discutidos temas como o Pacto Federativo, retomada de obras, parcerias e investimentos

Fonte: Da redação

O presidente da Empresa Maranhense de Administração Portuária – EMAP, Gilberto Lins, participou nessa segunda-feira (13) da abertura do I Congresso Estadual do Municipalismo Maranhense. O evento é uma iniciativa da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem) e aconteceu nos dias 13 e 14 de março no Multicenter Sebrae. Estiveram presentes nos dois dias gestores públicos municipais e estaduais, entidades de classe e autoridades federais, para discutir o desenvolvimento socioeconômico do estado.

“Essa é uma importante oportunidade de estreitar ainda mais os laços com as cidades maranhenses, em especial com aqueles municípios originadores e receptores das cargas e cadeias produtivas movimentadas pelo Porto do Itaqui. Toda a celulose que exportamos e parte importante dos grãos que movimentamos é produzida no Maranhão. Além disso, os combustíveis, fertilizantes e demais produtos importados abastecem os municípios maranhenses, o que nos conecta de forma definitiva com a municipalidade”, afirmou Gilberto Lins.

Na programação oficinas, workshops e palestras onde foram discutidos temas como o Pacto Federativo, retomada de obras, parcerias e investimentos, conferindo ao Congresso importância estratégica.

Recentemente a EMAP, gestora do Porto do Itaqui e do serviço de transporte aquaviário no estado revisou suas diretrizes estratégicas passando a ter como visão: ser, até 2026, agente de transformação e desenvolvimento do Maranhão, o que passa, necessariamente pela parceria com os municípios.

“Outro ponto fundamental de conexão entre a EMAP e os municípios é a gestão dos serviços de ferryboats que conectam a capital São Luís ao continente, em especial a Baixada Maranhense. Estamos trabalhando para oferecer cada vez mais conforto aos usuários e segurança à navegação”, destacou Lins.

Um dos destaques na programação foi o Prêmio Famem de Boas Práticas, que elegue, entre os municípios inscritos, as melhores ações implementadas pela gestão municipal entre janeiro de 2021 e fevereiro de 2023, nas áreas de Assistência Social, Cultura, Desenvolvimento Rural, Ecossistemas de Inovação, Meio Ambiente, Saúde, Segurança Pública, dentre outras.

Fechar