Porto do Itaqui é destaque em pesquisa do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID)

A pesquisa visa apresentar o conceito de ecossistema de inovação em portos, seus componentes e a teoria por trás dessa tendência

Fonte: Publipost

No relatório sobre ecossistemas de inovação em portos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), o case de inovação do Porto do Itaqui se destaca entre as iniciativas latino-americanas do setor portuário. Do Brasil, apenas dois cases são destacados: o do porto público maranhense e o do Porto de Santos (SP).

A pesquisa visa apresentar o conceito de ecossistema de inovação em portos, seus componentes e a teoria por trás dessa tendência. De acordo com o relatório, o impulso para a inovação é cada vez mais evidente nos portos da América Latina.

Nesse contexto, foram destacados quatro cases de inovação: do Itaqui, de Santos, Bahia Blanca e Cartagena. O case do porto maranhense apresenta as atividades e os caminhos percorridos para chegar aos resultados de destaque no Itaqui, como o crescente número de inovações de processos e as novas tecnologias, a política de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação e as iniciativas do Programa Porto do Futuro.

Além disso, o relatório traz um conjunto de boas práticas realizadas pela equipe de inovação do Porto do Itaqui, e recomendações para portos interessados em iniciar a formação de um ecossistema de inovação, entre elas, a sensibilização da comunidade portuária sobre a importância da inovação para o porto, participação da governança no ecossistema, cooperação com empresas consolidadas no setor portuário, estruturas para impulsionar e consolidar o ambiente local, conexões com outros ecossistemas de inovação e a manutenção de indicadores e metas relacionadas ao tema.

Fechar