Zona de Convergência é o motivo das fortes chuvas no Maranhão

Outro fator importante que está influenciando o tempo no estado é a propagação de uma célula de circulação de vento zonal na região tropical.

Fonte: Luciene Vieira

A ocorrência de forte atividade da Zona de Convergência sobre o norte da região Nordeste do Brasil, especialmente no Maranhão, Piauí e Ceará, seria a principal razão das chuvas prolongadas no estado e na capital, São Luís.

O escoamento do vento em altitude ajuda a modular a instabilidade atmosférica e proporciona a formação de nuvens carregadas espalhadas por todo o Maranhão, porém com mais intensidade sobre o centro norte.

De acordo com o meteorologista Hallan Cerqueira, da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), outro fator importante que está influenciando o tempo no Maranhão é a propagação de uma célula de circulação de vento zonal na região tropical e tem contribuído para potencializar a ocorrência de intensos episódios de chuva no estado.

“Essa célula de circulação recebe o nome de Oscilação de MaddenJulian, e se propaga em um período de tempo de 30 a 60 dias. Não é nada anormal”, informou Hallan.

O meteorologista disse ainda que a quantidade de chuva que caiu na última segunda-feira (13), até a noite de quarta-feira (15), não superou o esperado para o mês inteiro.

“Na ocasião, choveu 256,3 mm, o que representa 55,5% do esperado para o mês”, disse Hallan.

O meteorologista informou também que a atmosfera continuará instável no norte do Maranhão, com potencial para ocorrência de tempo adverso: chuvas, ventos fortes e trovoadas.

“Março é o mês mais chuvoso da capital com um total esperado para o mês de 462 mm de chuva, portanto se esperam mais chuvas para a segunda quinzena”, concluiu Hallan.

Fechar