Bairros do Coroadinho e Cidade Olímpica classificados entre as “20 maiores favelas do Brasil”

IBGE explica que considera como favela toda área em que a ocupação se deu de forma precária.

Fonte: Redação / Assessoria

Os bairros do Coroadinho e Cidade Olímpica, em São Luís do Maranhão, estão classificados pelo IBGE entre as 20 maiores favelas do Brasil. A maior delas, chamada Sol Nascente, está localizada no Distrito Federal. É o que revela a prévia do Censo 2022, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

A Sol Nascente, a 35 quilômetros do centro de Brasília, ultrapassou a Rocinha, no Rio de Janeiro, em número de domicílios. Atualmente, são 32.081 residências no local.

Conforme o IBGE, São Luís tem duas favelas entre as maiores do Brasil: Coroadinho, na oitava posição, e Cidade Operária, na vigésima.

O presidente do IBGE, Cimar Azeredo, explica que o instituto considera como favela toda área em que a ocupação se deu de forma precária.

De acordo com Azeredo, a diferença entre o Sol Nascente e a Rocinha é o relevo, enquanto um é mais plano o outro é “acidentado”.

Para o líder comunitário Edson Batista, o Sol Nascente não é favela. “Somos uma cidade. Precisamos de um conjunto de melhorias para tirar essa imagem”, afirmou.

Como a população total do Brasil já foi recenseada, os dados definitivos do Censo 2022 devem ser divulgados até o fim de abril.

Fechar