Unidade de Tratamento para Queimados do Hospital da Ilha deve ser entregue ainda este ano

Unidade possui mais 118 leitos de enfermaria, 43 leitos de UTI, 9 salas cirúrgicas, 11 leitos pós anestésico, emergência adulta e infantil.

Fonte: Redação / Assessoria

O Governo do Estado informou que a terceira etapa do Hospital da Ilha, onde está sendo construída a Unidade de Tratamento para Queimados (UTQ), deve ser entregue ainda este ano. O setor vai funcionar como referência nesse tratamento para todo o Maranhão.

A UTQ (Unidade de Tratamento de Queimados) também terá o subsolo, onde ficarão instalados o administrativo, refeitório com cozinha, auditório, biblioteca, lavanderia, manutenção e almoxarifado, conforme informações da gestão estadual. Além disso, será instalada uma câmara hiperbárica, que é um equipamento que se assemelha a uma cama totalmente vedada com ar comprimido ou oxigênio puro. Sua principal função é aumentar a pressão atmosférica, elevando também a quantidade de oxigênio transportado pelo sangue. O resultado é a aceleração da cicatrização, evitando infecções e atrofias musculares.

Para esta terceira etapa, está sendo realizada a execução da estrutura do forro, suporte dos eletrodutos, revestimento e rejuntamento em piso, cabos elétricos e alvenaria. Todo esse trabalho conta com o empenho de uma equipe de mais de 80 pessoas, que se dedica para entregar outros setores do Hospital que vai curar e salvar centenas de vidas maranhenses. Serão 19 leitos na UTQ, além, de toda estrutura necessária para um atendimento ágil e eficaz.

ESTRUTURA

O Hospital da Ilha, que já tem sua primeira e segunda etapa concluídas, possui, hoje, mais 118 leitos de enfermaria, 43 leitos de UTI, 9 salas cirúrgicas, 11 leitos pós anestésico, emergência adulta e infantil, laboratório de análises clínicas, centro administrativo, heliponto, sala de ressonância magnética e demais serviços públicos de saúde.

A unidade, que já realiza atendimentos, conta com equipamentos de última geração, profissionais qualificados e estrutura ampla e completa que possui mais de 30 mil m².

Fechar