SÃO LUÍS – Um ambiente exclusivo, dedicado para socialização, entretenimento e cuidados de saúde. O José de Alencar Clube Sênior, primeiro espaço em São Luís voltado especificamente para pessoas com mais de 60 anos, será inaugurado no bairro São Francisco no dia 3 de abril.
O clube contará com uma ampla área de jardim, com animais e plantas de diversas espécies. Um generoso espaço ao ar livre com pista de caminhada, áreas sombreadas, ideais para passeios, atividades físicas e encontros com amigos. Além disso, o local possui consultórios médicos, refeitório, salão de festas para celebrações, lago, estrebaria, salas de aulas, quadra de areia, piscina e salão de beleza.
Um ambiente para os idosos desfrutarem de várias atividades dinâmicas como natação, hidroginástica, hidroterapia, equoterapia, musculação, além de outras práticas direcionadas ao desenvolvimento físico e mental.
Aulas de dança e canto serão oferecidas regularmente, proporcionando ao grupo a oportunidade de aprender e desenvolver novas habilidades. Equipes de enfermagem também irão aplicar vacinas e ministrar medicamentos receitados por médicos de confiança da família e do idoso.
O clube funcionará tanto para mensalistas como na modalidade Day Use, na qual os idosos aproveitarão a estrutura e os serviços durante um dia. A alimentação já está inclusa, e no cardápio serão oferecidas refeições saudáveis e deliciosas, preparadas por nutricionistas, com uma variedade de opções para atender às necessidades alimentares de cada um.
O local é administrado por profissionais multidisciplinares e interdisciplinares, que trabalham para fornecer um ambiente acolhedor e seguro. Com horário de funcionamento de 7h às 19h, de segunda a sexta-feira, a proposta é oferecer uma variedade de serviços para atender às necessidades dos idosos, promovendo uma vida saudável e feliz.
Eventos
Antes da abertura oficial, o José de Alencar Clube Sênior vai realizar dois eventos especiais para a apresentação de suas instalações, nos dias 21 e 23 de março, às 17h. O primeiro será direcionado para médicos e profissionais da saúde que desejem ser parceiros e conhecer melhor o clube, enquanto o segundo vai contar com a presença do público alvo, idosos e seus familiares.
Saiba mais
O José de Alencar Clube Sênior foi idealizado pela empresária e equoterapeuta Cristina Alencar. Ela, que nasceu e cresceu no local onde o clube funcionará, define o empreendimento como “um resumo” de sua vida inteira – cada árvore, planta e animal do local carregam um significado construído pelo laço afetivo familiar.
Ao longo dos anos, Cristina conviveu com vários familiares longevos, como avós, bisavós e tio-avós, que chegaram a ultrapassar os 100 anos de idade. Observando de perto as necessidades e aprendendo os ensinamentos repassados por cada um deles, a empresária decidiu criar o clube para oferecer uma qualidade de vida melhor às pessoas da terceira idade.
Dessa forma, no José de Alencar Clube Sênior, Cristina busca estimular a autonomia dos idosos e oferecê-los atividades dinâmicas que proporcionam não apenas o entretenimento, mas também o desenvolvimento das suas capacidades.
“A gente quer promover autonomia de decisão, de movimento e de vontade. É o respeito ao idoso”, ressaltou.
Dados
O envelhecimento representa o início de uma nova fase da vida, que, na maioria das vezes, é marcada por estigmas. Infelizmente, em decorrência da pandemia da Covid-19, outros fatores de natureza comportamental também aumentaram entre a população idosa: sentimentos de solidão, ansiedade e tristeza foram frequentes nesse público, principalmente entre as mulheres.
O dado foi revelado pelo estudo “Idosos no contexto da pandemia da COVID-19 no Brasil: efeitos nas condições de saúde, renda e trabalho”, baseado em uma pesquisa comportamental feita pela Fundação Oswaldo Cruz, no ano de 2021. Essa realidade é preocupante, visto que pessoas com 60 anos ou mais representam 14,7% da população brasileira de acordo com o IBGE. O instituto também aponta que, nos últimos nove anos, o número de idosos no país aumentou cerca de 39,8%.
Como combater essa triste realidade?
Segundo a pesquisa “Lazer na terceira idade: desenvolvimento humano e qualidade de vida”, a melhor alternativa para combater a alarmante solidão e ociosidade das pessoas +60 é o lazer. Após começarem a participar de várias práticas voltadas para o entretenimento e desenvolvimento físico, os idosos participantes da pesquisa sentiram mais prazer, entusiasmo e disposição.
Dessa forma, o estudo conclui que a expansão do lazer, para além do doméstico, é imprescindível para a promoção do divertimento e desenvolvimento físico e pessoal na terceira idade, evitando a ociosidade e sentimentos de inutilidade e desânimo.