A TECH University of Technology, em sua busca contínua para melhorar os sistemas de aprendizagem, incluiu o Método de Caso de Harvard em seu sistema educacional. Pioneiro na introdução desta abordagem em programas acadêmicos on-line, o TECH oferece a seus alunos casos reais de negócios, o que lhes permite aprender com situações reais que são totalmente viáveis no contexto profissional de hoje. Como resultado, os graduados estão totalmente preparados para enfrentar o mundo do trabalho e tornarem-se ativos altamente valorizados para as empresas.
“TECH oferece a seus alunos casos reais de negócios, o que lhes permite aprender com situações reais que são totalmente viáveis no contexto profissional de hoje”.
A este respeito, e de acordo com os mais altos padrões internacionais, a pontuação geral do sistema de aprendizagem da TECH é 8,01. Graças a isto, o centro acadêmico foi reconhecido pela Forbes como “a melhor universidade online do mundo”, não apenas devido a sua metodologia de ensino de ponta, que inclui até 16 elementos didáticos em cada lição, mas também por seu conteúdo de primeira classe e um corpo docente especializado na vanguarda de cada uma das áreas de estudo.
Graças a isto, conseguiu se posicionar como referência em termos de educação à distância. Atualmente conta com mais de 100.000 estudantes e 500.000 graduados de cerca de 150 países, o que a torna a maior universidade digital do mundo.
Aprender fazendo: a principal força do Método do Caso de Harvard
Desde sua fundação em 2015, sob a liderança do grupo educacional TECH, esta universidade estabeleceu para si mesma o objetivo de quebrar as bases do ensino tradicional. Para atingir este objetivo, integrou o Método Case, criado em 1912 pela Harvard Business School, em seus programas acadêmicos.
Esta metodologia foi projetada para melhorar as habilidades acadêmicas dos estudantes de direito. Para este fim, a equipe de professores decidiu implementar um modelo de aprendizagem ativa para que eles pudessem trabalhar facilmente em situações reais através da prática. Desta forma, eles não se limitaram apenas a aprender conceitos e leis de forma monótona, mas descobriram um novo método de estudo totalmente ativo que lhes permitia aplicar o que haviam aprendido de forma real.
O projeto mostrou excelentes resultados e Harvard decidiu integrá-lo como sua estratégia padrão em todas as faculdades. Agora é reconhecido como uma das melhores técnicas de aprendizagem nas principais escolas de administração do mundo, pois melhora as habilidades de administração e cria uma importante conexão entre a academia e casos reais de negócios.
“Os casos dão aos estudantes a oportunidade de pensar e aplicar o conhecimento que aprendem em palestras e livros didáticos em situações reais, e de produzir soluções e conclusões”. Em outras palavras, o método dos casos ensina o pensamento do mundo real”, observa William Ellet da Havard Business Review.
Reforçando o conhecimento através da repetição: Reaprendizagem
Mas a TECH University of Technology não se destaca apenas por utilizar o Método do Caso de Harvard. Seu sucesso se baseia na combinação desta importante abordagem pedagógica com a melhor metodologia de ensino on-line: o Relearning. Este procedimento rompe com as técnicas tradicionais de ensino para colocar o estudante no centro da equação, fornecendo-lhe o melhor conteúdo em diferentes formatos. Desta forma, eles são capazes de rever e reiterar os conceitos-chave de cada disciplina e aprender a aplicá-los em um ambiente real.
Na mesma linha, e de acordo com múltiplas pesquisas científicas, a repetição é a melhor maneira de aprender. Por esta razão, TECH oferece entre 8 e 16 repetições de cada conceito chave dentro da mesma lição, cada uma apresentada de maneira diferente para garantir que o conhecimento seja plenamente consolidado durante o processo de estudo.
Assim, a fim de aplicar esta metodologia de forma eficaz, o TECH se concentra em fornecer ao aluno materiais didáticos em diferentes formatos: textos, vídeos interativos, ilustrações e mapas de conhecimento, entre outros. Todos eles são projetados por professores qualificados que focam seu trabalho na combinação de casos reais com a resolução de situações complexas através de simulação, o estudo de contextos aplicados a cada carreira profissional e a aprendizagem baseada na repetição, através de áudios, vídeos, apresentações, animações, imagens, etc.
“O método Relearning rompe com as técnicas tradicionais de ensino, oferecendo ao aprendiz o melhor conteúdo em diferentes formatos. Desta forma, eles conseguem rever e reiterar os conceitos-chave de cada disciplina e aprendem a aplicá-los em um ambiente real”.
A implementação deste sistema, juntamente com o crescimento e expansão do TECH internacionalmente, tornou possível que a universidade tenha agora mais de 10.000 programas acadêmicos. Todos eles são continuamente atualizados para garantir que os profissionais possam estudar de forma contextualizada e adaptada ao mundo de hoje. Além disso, o TECH implementou ferramentas como modelos psicométricos, baseados nos resultados do aprendizado e nas competências que os estudantes devem adquirir para passar no curso, sabendo como colocar em prática tudo o que estudaram de forma realista.
A essência desta metodologia é proporcionar confiança e autonomia ao graduado. Desta forma, o conhecimento é permanentemente ancorado no aluno, que também pode aprender em seu próprio ritmo e de acordo com seu tempo e estilo de vida, o que é impensável com os métodos tradicionais de aprendizagem. Graças aos resultados deste modelo pedagógico, o TECH recebeu vários prêmios científicos internacionais e foi reconhecido, graças a seu sistema inovador, como a maior universidade digital do mundo.