SÃO LUÍS – O IBGE faz uma mobilização neste sábado, dia 25 de março, com o objetivo de reduzir o percentual de domicílios que não responderam à operação censitária em algumas comunidades. O foco territorial será o denominado de Aglomerado Subnormal (AGSN), que é uma forma de ocupação irregular de terrenos para fins de habitação em áreas urbanas e, em geral, caracterizados por um padrão urbanístico irregular, carência de serviços públicos essenciais e localização em áreas com restrição à ocupação. O IBGE identifica Aglomerados Subnormais somente em áreas urbanas.
Em São Luís, a atividade será desenvolvida no Aglomerado Subnormal da Vila Lobão, composto por treze setores censitários e com um total de 1990 domicílios particulares permanentes ocupados, sendo que 273 estão sem entrevistas realizadas. Seja pelo morador se encontrar ausente quando o recenseador bateu em sua porta ou recusa em responder ao questionário. Esse número perfaz 13,72% de domicílios sem entrevistas e a meta é baixar para 5% (patamar considerado aceitável pela operação censitária). Assim, a meta é aplicar 180 questionários, no mínimo, para atingir o nível almejado. Para sensibilizar a população o IBGE montará um pequeno stand onde serão distribuídos folders com informações sobre o censo.
Outros AGSNs estão com patamar acima de 5% nos municípios da Ilha de São Luís. Assim, foram remanejados 29 servidores (5 efetivos e 24 temporários) para reforçarem as equipes de São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa nessa fase final de apuração do censo demográfico.
NOTA: A ação pode ser suspensa no caso de fortes chuvas no início da manhã. O local da ação está programado para a área circulada em vermelho na imagem abaixo.