Publicidade
Carregando anúncio...

Síndrome de Sjogren ou Síndrome seca ou Sicca

Síndrome de Sjogren ou Síndrome seca ou Sicca A Síndrome de Sjogren(SS) é uma doença auto imune sistêmica que tem como alvo principal as glândulas exócrinas incluindo as glândulas lacrimais, salivares(de interesse odontológico), respiratórias, cutâneas e genitais; caracterizada por olhos secos e boca seca. Na síndrome, o sistema imunológico do corpo ataca suas células próprias […]

Fonte: Dr Emerson Cutrim

Síndrome de Sjogren ou Síndrome seca ou Sicca


A Síndrome de Sjogren(SS) é uma doença auto imune sistêmica que tem como alvo principal as glândulas exócrinas incluindo as glândulas lacrimais, salivares(de interesse odontológico), respiratórias, cutâneas e genitais; caracterizada por olhos secos e boca seca. Na síndrome, o sistema imunológico do corpo ataca suas células próprias saudáveis que produzem lágrimas e saliva, provocando redução da salivação que pode acarretar alterações bucais do tipo doença periodontal, cárie, infecções por fungos, ardência bucal, mau hálito e ulcerações na gengiva. Outras manifestações na boca são manchas brancas e vermelhas na mucosa, placas eritematosas, fissuras na língua e dificuldade de deglutição.
A doença tem caráter inflamatório e crônico, de causa desconhecida; e é mais prevalente em mulheres adultas de meia idade.
A síndrome também provoca sintomas sistêmicos incluindo secura na pele, vagina, nariz e garganta além de sensação de bolo na garganta, má digestão, dores no estômago, perda de paladar e olfato, perda de peso, vista cansada, sensibilidade à luz e outros.
A hipossalivação pode ter outras causas como o uso de certos medicamentos, uso abusivo de álcool, tabagismo, desidratação, radio e quimioterapia, deficiências nutricionais e outras doenças autoimunes como o Lúpus. Aliás, a Síndrome de Sjogren é denominada primária quando ocorre de forma isolada e de secundária quando ocorre associada ao lúpus ou à artrite reumatóide.
A doença não tem cura e requer um diagnóstico médico/laboratorial. O tratamento deve ser multidisciplinar, reumatológico, oftalmológico e odontológico. O tratamento odontológico consiste em aliviar os sintomas clínicos, o que envolve o controle da placa bacteriana, do estímulo das glândulas salivares e uso da laserterapia. O uso de creme dental enzimático e saliva artificial auxiliam no tratamento.

Esse texto do Dr Emerson Cutrim foi publicado na Página de Saúde do Jornal Pequeno do dia 26/03/23

Fechar