O Hospital São Domingos é o único centro de saúde do Maranhão a disponibilizar a tecnologia Attenuation Imaging
Pioneirismo e inovação no diagnóstico das doenças do fígado. Essa é a premissa da nova tecnologia oferecida pelo Serviço de Apoio Diagnóstico Terapêutico (SADT) do Hospital São Domingos para avaliação da gordura do fígado. O Hospital São Domingos é um dos centros de saúde do Nordeste a oferecer o exame de elastografia hepática e avaliação quantitativa com estadiamento da esteatose hepática por ultrassonografia, contando com uma equipe especializada para a realização do exame.
O software Attenuation Imaging (ATI), da Canon, adquirido pelo HSD, permite uma avaliação quantitativa e mais acurada do acúmulo de gordura no interior das células do fígado pela ultrassonografia. Dessa forma, o médico radiologista tem um melhor acompanhamento do paciente que apresenta doença gordurosa hepática ou síndrome metabólica, além do acompanhamento pós-cirurgias metabólicas.
“Essa tecnologia é uma ferramenta essencial na avaliação desta doença que é muito negligenciada e silenciosa, mas que, no entanto, é fator de diversas compilações na saúde, inclusive causa de cirrose hepática”, explica Dr. Eduardo Medeiros, médico radiologista do Hospital São Domingos.
Benefícios
A médica radiologista Dra. Wilwana Santos explica que o principal benefício da técnica é a possibilidade acompanhamento mais preciso do tratamento do paciente na redução da gordura do fígado.
“No exame de ultrassom abdominal simples, por exemplo, temos uma leitura subjetiva da gordura do fígado, que pode ser leve, moderada ou acentuada. Com o protocolo específico para quantificação de esteatose hepática, através da Tecnologia de Atenuação da Imagem (ATI) pelo ultrassom, temos uma análise quantitativa desse percentual de gordura. Com esses valores, podemos buscar uma conduta clínica mais direcionada ao perfil do paciente, obtendo resultados mais efetivos.”
Indicação
“O exame contribui para o diagnóstico e avaliação da gravidade dessas patologias, podendo substituir, na maior parte dos casos, a biópsia, que requer a retirada de um fragmento do fígado e internação. Além disso, a elastografia hepática também pode ser utilizada para avaliar o sucesso do tratamento”, explica o Dr. Gabriel Vieira, médico radiologista do Hospital São Domingos.
*Revolução em Medicina Diagnóstica*
De acordo com a coordenadora médica, do Serviço de Apoio Diagnóstico Terapêutico (SADT), Dra. Kênya Vinent, a aquisição do software ATI é um importante avanço para a medicina diagnóstica do estado. “Nosso propósito é oferecer para um corpo clínico altamente especializado e qualificado o que há melhor e mais moderno em tecnologia da medicina de alta precisão, primando pela segurança e qualidade de vida dos nossos pacientes”, enfatiza.
Serviço de Apoio Diagnóstico Terapêutico do HSD
Equipado com aparelhos modernos aliado a um corpo clínico competente e especializado, o Serviço de Apoio Diagnóstico Terapêutico do Hospital São Domingos oferece alta resolução no diagnóstico e agilidade no tratamento.
“O nosso parque tecnológico é um dos mais modernos do país e referência em medicina preventiva e diagnóstica. Essa recente aquisição será de imensa importância para assistência e cuidado aos pacientes com síndromes hepáticas”, explica o gerente técnico do Serviço de Apoio Diagnóstico Terapêutico do HSD, Tiago Castro.