SÃO LUÍS – São Luís do Maranhão é contemplada com o circuito “Música nas Cidades Históricas – MUCIH” e vai receber nomes consagrados da cena instrumental brasileira que revitalizam esse imenso patrimônio imaterial brasileiro, resgatando a fonte da sonoridade colonial, imperial até chegar ao presente contemporâneo. O projeto acontece com o patrocínio do Instituto Cultural Vale, por meio da lei federal de incentivo à cultura.
“Música nas Cidades Históricas – MUCIH” vai acontecer nos próximos dias 20 a 23 de abril, em diversos espaços da capital que comungam da estética que se propõe o projeto, ofertando ao público uma viagem lúdica e mágica pelo tempo. A programação é totalmente gratuita e contará, entre as atrações, com o músico maranhense, aclamado por todo o mundo, Turíbio Santos.
A capital maranhense vai respirar os ares de toda a potência dessa riquíssima musicalidade e acervo cultural em diálogo com a arte e história arquitetônica; são dez atrações em quatro dias de festival ocupando o Teatro Arthur Azevedo, Museu Histórico e Artístico de São Luís, Teatro João do Vale, Convento das Mercês, Casa do Tambor de Crioula e a Catedral da Sé.
Além do violonista Turíbio Santos, que será o grande homenageado desta edição, integram o festival: o violonista Celso Faria, a pianista Maria Teresa Madeira, o grupo A Chantar (Trovadoras Medievais), o Duo Penezzi e Proveta. E mais as atrações locais: o violonista João Pedro Borges, o violonista Alessandro Freitas, a Orquestra Maranhense de Violões, o grupo Instrumental Pixinguinha, o pianista Daniel Lemos, e o grupo Pungar da Ilha, da expressão popular genuinamente maranhense, Tambor de Crioula, o décimo primeiro bem cultural de natureza imaterial inscrito em um dos quatro Livros de Registro do Programa Nacional do Patrimônio Imaterial, em 2007.
O MUCIH é idealizado pelo produtor Leonardo Conde, da Duo Produções, e tem o patrocínio do Instituto Cultural Vale e realização do Ministério da Cultura, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura. O projeto já passou pelas cidades históricas de Ouro Preto (MG), Mariana (MG), Petrópolis (RJ), Tiradentes (MG),Paraty (RJ) e agora chega a São Luís (MA).
Para mais informações, é só acessar o site: www.mucih.com.br, e ficar por dentro de toda a programação.
PROGRAMAÇÃO GERAL
20/04 – QUINTA-FEIRA
19h – Turíbio Santos – part. Maria Teresa Madeira e João Pedro Borges
Teatro Arthur Azevedo
21/04 – SEXTA-FEIRA
16h – Daniel Lemos
Museu Histórico e Artístico
17h – Grupo A Chantar (Trovadoras Medievais)
Catedral da Sé – Largo da Praça Pedro II
19h – Grupo Instrumental Pixinguinha
Teatro João do Vale – Praia Grande.
22/04 – SÁBADO
11h – Alessandro Freitas
Convento das Mercês – De.sterro
16h – João Pedro Borges
Convento das Mercês – Desterro.
17h – Orquestra Maranhense de Violões
Museu Histórico e Artístico de São Luís – Rua do Sol, Centro.
19h – Duo Penezzi e Proveta
Teatro João do Vale – Praia Grande.
23/04 DOMINGO
11h – Grupo Tambor de Crioula Pungar da Ilha
Casa do Tambor de Crioula – Praia Grande
17h – Celso Faria
Museu Histórico e Artístico – Rua do Sol, Centro.