Após três anos suspensa devido à pandemia, Via Sacra volta a ser encenada no Anjo da Guarda

Espetáculo está marcado para esta quinta e sexta-feira (6 e 7).

Fonte: Luciene Vieira

O Grupo Independente de Teatro Amador (Grita) volta a realizar a tradicional Via Sacra, no bairro do Anjo da Guarda, em São Luís, nos dias 6 e 7 (quinta e sextafeira), a partir das 18h30. O evento retorna após três anos suspenso, devido à pandemia da Covid-19.

Neste ano, os fiéis percorrerão cerca de dois quilômetros de caminhada, revivendo os passos de Jesus a caminho do Calvário. “A expectativa é muito grande e eu estou feliz por finalmente o espetáculo voltar. É interessante que, em 2020, a Via Sacra foi adiada para setembro daquele ano, quando não tínhamos noção do que estava acontecendo, e eu achei o prazo de adiamento longo, cheguei a sugerir ‘marca para julho’, pois eu imaginava que a pandemia fosse acabar logo. Porém, foram três anos sem o evento, tivermos muitas perdas, muitas pessoas morreram”, declarou o ator Jorge Smith, que interpretará Jesus Cristo.

NOVIDADES

Neste ano, segundo Jorge Smith, a pandemia terá destaque na cena da Santa Ceia. “O poder de abraçar de novo. A cena será aberta com abraço, para que possamos celebrar esta retomada. A gente tentou não focar muito na Covid-19, para que não fique apenas ‘pandemia, pandemia…’. Vamos destacar outros temas, e temos novidade nas cenas Tentação e Conspiração. Temos, também, o quadro do corredor da reflexão, que mostra a realidade de temas sociais. Teremos ainda um pouco de cultura, como o bumba-meu-boi. São 42 anos de Via Sacra, e, em 20 anos, eu sou o Jesus Cristo”, informou Smith.

“Este é o primeiro ano que serei Maria, a expectativa é muito grande, estou com um frio na barriga”, destacou a atriz Adriana Santos, que vai fazer o papel da mãe de Jesus.

GRUPO

O Grita foi fundado em 1972, quando um grupo de estudantes do Centro Educacional do Maranhão (Cema) resolveu se reunir para dar continuidade às atividades teatrais desenvolvidas na escola.

O grupo elege, ainda que de forma incipiente, o teatro político como uma nova proposta de fazer teatral. Desde 1977, atua na comunidade do Itaqui-Bacanga, no bairro Anjo da Guarda, e lá se incorporou à dinâmica da comunidade, por meio do Centro Comunitário Católico, fazendo teatro popular.

MAIS DE DUAS MIL PESSOAS

O espetáculo “Via Sacra”, foi concebido em 1981, com o propósito de traduzir o sentimento libertário da Paixão de Cristo, na movimentação em torno da emancipação da própria comunidade.

Hoje, 42 anos depois, o espetáculo é composto por mais de duas mil pessoas, de forma direta e indireta, entre elenco, organização e produção.

EXPECTATIVA DE PÚBLICO

Segundo o Grupo Grita, são esperadas 300 mil pessoas em cada dia de apresentação da Via Sacra.

Fechar