Com 50,2 milímetros, a cidade de Carolina, localizada no sul do Maranhão, à margem direita do rio Tocantins, foi o quarto município que mais registrou grandes volumes de chuvas nas últimas 24 horas no Brasil. A informação é do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), que divulgou nessa segunda-feira (03), um novo balanço do levantamento feito diariamente sobre todos os dados que envolvem o clima e seu efeitos no país.
A lista é encabeçada pelas cidades de Dom Eliseu (88,6mm) e Itaituba (62,6mm), ambas localizadas no estado do Pará, seguidas por Brasnorte, no Mato Grosso, Carolina-MA, Porto Seguro, na Bahia, e Teresina, no Piauí.
Já no quesito temperaturas, a diversidade de regiões chama a atenção. Boa Vista, capital de Roraima, foi a cidade com maior temperatura do Brasil nas últimas 24 horas com 34,7ºC, seguida por Porto Mourinho (MS) com 34,7ºC e Três Lagoas (MS) com 33,9ºC.
As cidades com as menores temperaturas, por sua vez, também variam nas regiões de desenvolvimento do Brasil, mas com predominância do Sul do país. As três com o frio mais extremo nas últimas 24 horas foram: Bom Jardim da Serra (SC) com 6,2ºC, São Joaquim (SC) com 8,3ºC e São José dos Ausentes (RS), que registrou 9,1ºC.