Com uma média de 10 mil usuários por mês, a Biblioteca Pública Benedito Leite (BPBL) se destaca no pioneirismo do segmento para o acesso à informação, incentivo à leitura, educação e cultura, bandeiras defendidas durante o Dia Nacional da Biblioteca, celebrado nesse domingo, 9 de abril.
A diretora da BPBL e coordenadora do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas, Aline Nascimento, falou sobre os investimentos públicos realizados nos últimos anos e o papel de destaque que a biblioteca tem alcançado com os serviços desenvolvidos.
“Temos muitas datas importantes celebradas em abril como o Dia Nacional da Biblioteca, o Dia Internacional do Livro Infantil, Dia Nacional do Sistema Braille e o Dia Nacional de Monteiro Lobato. Por conta de tudo isso, estamos promovendo diversas atividades ao longo de todo o mês, já tivemos uma oficina de fantoches direcionada à educação inclusiva, vamos falar da importância de livros para pessoas com deficiência, teremos um balcão do direito autoral para registro de obras e muitas outras ações”, explicou Aline Nascimento.
Ela detalha que a biblioteca maranhense é referência em várias áreas, como na acessibilidade física e atitudinal – que consiste em um tratamento sem preconceitos, estereótipos e discriminações – contando com uma sala com recursos em braille. Outro destaque é que a Benedito Leite é a primeira biblioteca pública do país a ter um aplicativo próprio para a consulta do acervo e a primeira do Nordeste a ter uma biblioteca digital.
A BPBL possui o maior acervo de autores maranhenses do país, incluindo obras raras – como as críticas teatrais enviadas a Arthur Azevedo por Machado de Assis – e a mais completa coleção de jornais do estado, além de registros importantes como o Diário Oficial, desde a primeira edição em 1906. Atualmente, a biblioteca conta com um acervo de aproximadamente 140 mil materiais e a cada mês são incorporados mais itens, todos disponibilizados de forma completamente gratuita para a população.
Atendimento ao público
A Biblioteca Benedito Leite funciona de segunda a sexta-feira no horário das 8h30 às 19h. O acesso ao acervo é completamente gratuito na biblioteca e em caso de retirada de livros é preciso fazer um cadastro apresentando a carteira de identidade, CPF, e-mail e comprovante de residência (São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar ou Raposa).
O acervo da Benedito Leite pode ser consultado pelo aplicativo APP BPBL, disponível para Android e IOS, que também permite a reserva de livros para retirada na biblioteca.
A BPBL também dispõe de um canal de atendimento pelo e-mail [email protected] para a participação de grupos nas atividades desenvolvidas, como contação de histórias e visitas guiadas pela biblioteca. Por conta da procura pelos eventos literários deste mês, as vagas estão esgotadas para abril.