Somos a Defesa Agropecuária de cada dia

Ao longo deste primeiro ano de gestão, vivi uma jornada de muita aprendizagem e muito trabalho

Fonte: Aged
Cauê Ávila Aragão – presidente da AGED

Um ano se passou desde quando tomei posse como diretor Geral, hoje presidente, da Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão no dia 06 de abril de 2022, em cerimônia no Palácio dos Leões, ao lado do governador Carlos Brandão. De lá para cá minha missão é e continua sendo a execução da defesa agropecuária dia a dia.

Da assinatura do meu termo de posse até agora já assinei documentos que foram relevantes para trazer avanços para a defesa agropecuária maranhense. Foram assinados Termos de Cooperação Técnica, de Ajustamento de Conduta, de Registro de Agroindústria no Serviço de Inspeção Estadual, de formalização de parcerias, de ordens de serviço, todos documentos importantes e significativos para cuidar do nosso grande patrimônio agropecuário.

Ao longo deste primeiro ano de gestão, vivi uma jornada de muita aprendizagem e muito trabalho. Lembro-me da minha primeira missão institucional: a reinauguração do escritório da AGED em Parnarama. E por falar nisso, hoje tenho a satisfação de anunciar que graças à parceria com a Secretaria de Estado de Infraestrutura iremos reformar mais prédios e assim proporcionar mais qualidade aos serviços ofertados e melhor atendimento ao produtor. Por determinação do governador Carlos Brandão, a Secretaria de Estado de Governo (SEGOV) também será uma importante parceira da AGED para seguirmos avançando em nossas ações de defesa animal e vegetal.

Com serviços essenciais prestados a população e atendendo aos produtores, agricultores, pecuaristas, estudantes e instituições parceiras, gostaria de destacar alguns avanços importantes como: os procedimentos e ações para pleitearmos a retirada da vacina contra febre aftosa em 2024, o aumento em 9.1% do registro de agroindústrias no Serviço de Inspeção Estadual (SIE), seis mil fiscalizações no comércio de agrotóxicos e em propriedades rurais, quase duas mil ações de inspeção sanitária para garantir a qualidade dos produtos de origem animal que chegam até o consumidor, o que representa 5,3 inspeções/dia e as ações não param.

A AGED também vem crescendo em números de arrecadação. No último ano atingimos o valor de mais de 10,5 milhões com arrecadação, através da emissão da Guia de Trânsito Animal (GTA) e demais serviços prestados pela Agência. O avanço representa 46% de aumento no período de 2018 a 2022. Esses números representam o crescimento do setor agropecuário no Maranhão. O serviço da AGED é essencial.

Atendendo as políticas públicas preconizadas pelo governador Carlos Brandão, fomos ao Ministério da Agricultura para pleitear a retirada da vacina. É o sonho dos nossos criadores se tornando realidade. O Maranhão fez o dever de casa, cumprindo meta a meta. Atingiu mais 70% das propriedades rurais com geolocalização, cumpriu muito mais de 60% das ações propostas no plano estratégico para erradicação da febre aftosa, possui um fundo em sanidade animal e caminha para pontuação de excelência na auditoria de Qualidade do Serviço Veterinário (Quali-SV).

É tamanha a satisfação em cuidar da defesa agropecuária, que mesmo trabalhando no serviço público há algum tempo, queria destacar algo que me chamou atenção: aequipe de profissionais da AGED. São servidores de excelência, comprometidos, aguerridos e apaixonados pelo que fazem. Sabem de sua importância, todos juntos somos os defensores do rico patrimônio agropecuário maranhense.

Muito já realizamos nesse período e temos a satisfação dedizer que avançaremos muito mais. Muito trabalho pela frente. Defesa agropecuária, avante!

Fechar