Batalhão de Polícia Ambiental no Maranhão resgatou 360 animais silvestres nos últimos 7 meses

No período, ainda foram apreendidos 60 metros cúbicos de madeira irregular e a execução de 32 missões na capital e no interior.

Fonte: Da Assessoria

O Batalhão de Polícia Ambiental do Maranhão (BPA) atua há 32 anos na prevenção e repreensão de crimes ambientais, reforçando a conservação dos recursos naturais do estado, além de proporcionar o ensino da educação ambiental em escolas públicas e comunidades carentes.

Atualmente, o trabalho é desenvolvido de forma integrada com os demais órgãos ambientais, executando o patrulhamento ostensivo florestal, lacustre e fluvial em todo Estado do Maranhão. Em São Luís, o Batalhão abrange três unidades: Parque Estadual do Bacanga, área do Itapiracó e Rangedor.

Conforme dados de produtividade, durante 7 meses, o Batalhão realizou ações que resultaram no regaste de 360 animais silvestres, na apreensão de 60 metros cúbicos de madeira irregular e a execução de 32 missões na capital e no interior. Ainda neste período, o valor de multas aplicadas foi de R$427.000.

O comandante do Batalhão de Policia Ambiental do Maranhão, coronel Marcos Brito, destacou a importância da contribuição da sociedade em denunciar práticas de crimes ambientais.

“Através da conservação do meio ambiente, podemos garantir uma melhor qualidade de vida as presentes e futuras gerações. Nos recursos naturais estão contidos os componentes necessários para a nossa sobrevivência.”, afirma o coronel Marcos Brito.

Conscientização

O Projeto Brigada Voluntária Ambiental (BVA), coordenado pelo tenente Holanda, é uma iniciativa do Comando de Policia Ambiental do Maranhão, localizado no Parque Estadual do Bacanga.

O projeto atende crianças entre 9 a 12 anos de idade, que estudam em escolas públicas e residam no bairro Coroadinho.
Os policiais ministram palestras, promovem atividades preventivas e de conscientização sobre a educação ambiental.

Outras ações do Batalhão de Polícia Ambiental do Maranhão

Ainda no mês de abril, o Grupo Tático Ambiental (GTAM) realizou uma operação que resultou no fechamento de uma rinha de galos no bairro do Pão de Açúcar, em São Luís. Foram resgatados 66 galos e 15 gaiolas com pássaros silvestres.

Fechar