Após dez anos desde a última cerimônia, a cidade de Codó assistiu a um casamento comunitário realizado pelo Poder Judiciário, em parceria com a Prefeitura Municipal e o cartório extrajudicial, com a participação de vários juízes celebrantes.
A solenidade beneficiou 150 casais de baixa renda da comunidade, com a isenção no pagamento das custas cartorárias do registro civil para os noivos e noivas que se inscreveram para oficializar a união civil e iniciar a vida em comunhão, por meio do Projeto Casamentos Comunitários.
Os casais e familiares lotaram a quadra da escola Santa Filomena. A maioria se vestiu a caráter para o ato civil, com noivas de branco. Alguns, acompanhados dos filhos.
A solenidade foi iniciada com a entrada dos juízes celebrantes e das autoridades da mesa diretora da cerimônia e dos casais especiais –- mais idosos e o mais jovens -, na quadra decorada com tapete vermelho, flores e plantas ornamentais, e mesa com bolo nupcial, ao som de música ambiente, com saxofonista.
Os desembargadores Froz Sobrinho, corregedor-geral da Justiça e Ronaldo Maciel (Tribunal de Justiça do Maranhão); o presidente da Associação dos Magistrados do Maranhão, juiz Holídice Barros; o prefeito municipal José Francisco Neres, acompanhado da primeira-dama Irene, e o secretário municipal de assistência social, Jorge Pitombeira, compareceram à solenidade e participaram da entrega das certidões aos recém-casados.
“Os casais já vivem essa união e agora, concretizam, por meio da certidão de casamento, a escolha que fizeram, o “sim” que eles deram e o regime de bens”, disse o corregedor-geral da Justiça.
“É um motivo de alegria. Agradecemos a Deus que deu essa oportunidade de estar aqui para celebrar o nosso casamento”, disse um dos noivos. “Estamos juntos há dois anos e agora resolvemos casar”, ressaltou uma noiva.
O prefeito destacou a parceria municipal do Poder Judiciário com o poder público municipal, agradeceu a participação dos envolvidos e parabenizou os noivos, desejando felicidade aos noivos.