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Oráculo: O Google Realmente Tem Todas As Respostas?

Em algum momento hoje você provavelmente já recorreu ao Google para fazer uma pergunta e obter ajuda

Fonte: Bruna Bozano

Em algum momento hoje você provavelmente já recorreu ao Google para fazer uma pergunta e obter ajuda. 

As respostas, na grande maioria das vezes, são realmente úteis.

Você faz uma pesquisa sobre joias e o buscador retorna com milhares de respostas, capazes de preencher qualquer uma das possibilidades em que você estiver pensando.

Quer aprender sobre joias ou ficar por dentro de notícias sobre o assunto?

Quer encontrar joalherias próximas ao seu local?

Ou ainda, 

Quer escolher um colar, uma pulseira, um anel masculino ou algo totalmente específico como um pingente de dinossauro?

Não importa qual seja a sua demanda, o Google terá uma solução para apresentar.

O maior buscador do mundo processa bilhões de pesquisas por dia, e isso nos leva à pergunta: As respostas estão sempre certas? O Google sabe tudo?

O Google Pode Ser Confundido 

O Google não sabe tudo e, na verdade, não “sabe” quase nada, tanto que as respostas quase nunca são escritas por ele.

O que o grande buscador faz é encontrar padrões que levam a crer que um site específico está apresentando a resposta mais confiável sobre determinado assunto.

Se uma empresa que vende sistema de ponto eletrônico se preocupa em oferecer detalhes sobre tudo que envolve o tema, terá mais probabilidade de aparecer na primeira posição do Google do que outra que apenas venda um produto, com uma descrição simples e concisa.

Isso porque o Google vai “pensar assim”:

Se o usuário estiver buscando informações para fazer uma compra, esse site atenderá sua necessidade?

Se o objetivo for conhecer as opções disponíveis no mercado, o conteúdo as apresentará?

Se ele quiser aprender a fazer uma instalação, encontrará as informações que precisa?

Se o que ele estiver realmente procurando forem avaliações de outras pessoas, conseguirá obter?

Quanto mais bem escrito, mais completo e melhor referenciado estiver um conteúdo, mais provável que o Google coloque-o como a primeira resposta para uma demanda de usuário.

O que muita gente não sabe é que essa escolha a respeito da resposta correta não é feita de forma totalmente natural apenas com base nas respostas mais confiáveis.

Com a ajuda de uma boa agência especializada em SEO, é possível fazer com que um conteúdo X ou Y apareça como a primeira opção apresentada pelo Google para responder uma dúvida de um usuário comum.

A missão não é das mais simples e exige esforço e investimento por parte de quem procura povoar a primeira página do buscador.

É preciso comprar backlinks que referenciem para o próprio site, escrever conteúdos longos e com muitas informações, utilizar imagens e, de preferência, vídeos, e seguir mais de 200 critérios para garantir que um conteúdo seja eleito como o primeiro no ranking da primeira página do Google.

O Certo e o Informado

Ainda dentro do que tange a confiabilidade da resposta do Google, é considerável que há inúmeras respostas que são consenso científico, econômico e histórico.

Nelas, dificilmente o buscador cometerá falhas.

A bula de um remédio, o resultado de um jogo de futebol, a cotação do Dólar…

Respostas que se repetem em tantos sites diferentes, que dificilmente o Google se enganaria ao solucionar a dúvida do usuário.

Há outras perguntas, no entanto, que não possuem respostas consensuais e é justamente aí que entra o trabalho dos produtores de conteúdo que visam convencer de que o Google é a melhor resposta para uma pergunta.

Situação comum: Os sites de apostas são relativamente novos no Brasil. Com isso, dificilmente o Google conseguiria compreender, sozinho, qual o melhor, o mais idôneo, o mais intuitivo e o que melhor atenderia o usuário que está procurando um site para fazer apostas.

Nesse caso, é bastante comum que, antes do buscador oferecer uma resposta direta, ele indique outros sites que produzem informações específicas sobre o tema, como o Apostalandia, por exemplo.

Essa é uma forma do buscador acompanhar as escolhas das pessoas quando estão diante de opções, e, com isso, ele vai formatando as novas respostas que irá oferecer na sua primeira página.

Conclusão

O Google pode responder muito bem às nossas perguntas básicas, mas se você perguntar se os dinossauros eram daltônicos, prepare-se para que a resposta seja imperfeita, afinal, ele só vai indicar informações oferecidas na Web e, em alguns casos, a Web não tem a resposta correta para oferecer.

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