Estudo cientifico
Principais Características e Tratamento
– O gênero Malassezia é composto por um grupo de leveduras lipofílicas que evoluíram como comensais cutâneos e patógenos cutâneos oportunistas de uma variedade de mamíferos e aves.
– Leveduras de Malassezia podem ser isoladas do canal auditivo externo e das mucosas de gatos saudáveis, bem como de gatos com otite externa e dermatite.
– Em gatos saudáveis, as porcentagens relatadas de isolamento de leveduras Malassezia variam de menos de 10% a aproximadamente 20% e até 40%;
– Paralelamente, a espécie M. pachydermatis foi identificada em gatos com otite externa.
– Em cães e gatos, M. pachydermatis está associada a otite externa ceruminosa e dermatite “seborreica”, em que lesões cutâneas pruriginosas e eritematosas, freqüentemente com fios de cabelo emaranhados de material oleoso marrom/preto e malcheiroso, se desenvolvem preferencialmente em áreas intertriginosas
– Espécies dependentes de lipídios, identificadas como M. furfur , M. globosa , M. sympodialis e M. slooffiae , também foram relatadas na pele ou no conduto auditivo externo de gatos saudáveis ??ou outros felinos.
Em gatos, o crescimento excessivo de Malassezia tem sido associado a infecções retrovirais , síndromes paraneoplásicas , timoma e diabetes mellitus.
Características da Pele Afetada por Malassezia
à A pele afetada geralmente é eritematosa, com um material oleoso marrom-escuro cobrindo a parte inferior dos pelos e zonas intertriginosas estão frequentemente envolvidas;
à O prurido, embora varie de mínimo a grave, é normalmente uma característica dominante;
à Hiperpigmentação, liquenificação, mau cheiro, alopecia traumática e otite externa são comuns;
Na otite externa, a secreção do canal auditivo é comumente ceruminosa e raramente purulenta, e a inflamação comumente se estende até o pavilhão auricular. Casos de Malassezia paroníquia presente com eritema e inchaço em pregas em garra, exsudato marrom ceroso ou crocante, coloração em garra marrom-avermelhada e pode coexistir com uma pododermatite mais ampla da pele com pelos.
Estudo Comprova
Itraconazol é Eficaz na Dermatite Seborreica Associada à Malassezia
O tratamento da dermatite seborreica associada à Malassezia pachydermatis com itraconazol oral foi investigado em seis gatos Devon Rex.
Resultados
ü Antes do tratamento, todos os gatos apresentavam dermatite seborreica gordurosa envolvendo as axilas, virilha, dobras em garras e pele interdigital palmar e plantar, e dois apresentavam lesões semelhantes no pescoço ventral;
ü Após o tratamento, houve uma redução significativa (P <0,05) nos escores clínicos gerais e nos escores em todos os locais individuais avaliados, exceto para a pele interdigital (P = 0,068);
ü Os tamanhos populacionais de M. pachydermatis nas axilas esquerda e direita, virilha esquerda e direita e pele interdigital palmar foram significativamente (P <0,05) reduzidos, enquanto a redução na contagem de dobras em garras não atingiu significância (P = 0,068).
Conclusão
A redução dramática na contagem de leveduras e uma melhora clínica marcante associada da dermatite seborreica fornecem dados piloto importantes sobre o valor potencial do itraconazol oral no tratamento da dermatite seborreica associada com M. pachydermatis na DRC.
Autor(a)
Equipe Técnica Consulfarma