Maranhão concentra 263 vagas reservadas em edital do Mais Médicos

Oportunidades são para atuação em 113 municípios, conforme informações do Edital publicado no Diário Oficial da União.

Fonte: Com informações da Secretaria de Comunicação Social

O Maranhão é o terceiro representante do Nordeste com maior previsão de profissionais no Edital nº 4 do Mais Médicos, publicado nesta semana no Diário Oficial da União. Segundo o documento, o estado vai contar com 263 vagas, com profissionais previstos para atuar em 113 municípios maranhenses.

O edital prevê a adesão ou renovação de municípios e do Distrito Federal no programa e reserva 6.252 vagas para serem preenchidas em 2.074 municípios, das 27 Unidades da Federação, para atuação pelo período de quatro anos incluindo mil postos inéditos para a Amazônia Legal. No Nordeste, o Maranhão fica atrás apenas do Ceará, que teve 330 vagas reservadas ao estado, e da Bahia, com 303 vagas.

Todos os 113 municípios previstos para receberem profissionais têm pelo menos uma vaga assegurada nesta fase do programa. Desse total, em 18 cidades o edital prevê mais de quatro vagas.

A capital São Luís tem 13 profissionais previstos, seguida de Buriticupu, com dez; Timbiras e Vargem Grande, com oito; Alto Alegre do Pindare e Caxias, com sete; Buriti Bravo e Chapadinha, com seis; e Barra do Corda, Codó, Monção e Santa Luzia, com cinco.

VULNERABILIDADE

Para atender as regiões que mais precisam, o Mais Médicos utiliza critérios na distribuição das vagas, como a situação de vulnerabilidade social, maior dependência do SUS para o acesso da população à saúde e dificuldade de provimento de profissionais.
Neste edital, 47% das vagas foram destinados a regiões de alta vulnerabilidade social, com 1.118 postos destinados a municípios de extrema pobreza e 1.857 para contemplar a categoria alta e muito alta de vulnerabilidade. Outras 666 vagas (10,6%) estão indicadas para municípios do G100, as cidades com mais de 100 mil habitantes e baixo rendimento per capita.

MÉDICAS

Para apoiar a continuidade das médicas mulheres no programa também será feita uma compensação, de modo a atingir o mesmo valor da bolsa durante o período de seis meses de licença maternidade, complementando o auxílio do INSS.

Para os participantes do programa que se tornarem pais, será garantida licença com manutenção de 20 dias.

Acesse para mais informações sobre o Edital nº 4 do programa Mais Médicos

Fechar