Eleição do Quinto Constitucional pra vaga de desembargador ocorre nesta segunda-feira, 24

Por meio de consulta direta, a advocacia maranhense fará a seleção de doze representantes para formação da lista sêxtupla.

Fonte: Redação

Acontece nesta segunda-feira (24), a eleição para o Quinto Constitucional. Das 8h às 17h, a advocacia maranhense participará da formação da lista para a escolha do próximo desembargador do Estado.

Por meio de consulta direta, a classe fará a seleção de doze representantes, dentre os quais serão escolhidos aqueles que formarão a lista sêxtupla escolhida pelo Conselho Seccional para preenchimento do cargo.

Os desembargadores do TJ-MA, por sua vez, analisarão a lista sêxtupla e escolherão três advogados para envio ao governador Carlos Brandão, que decidirá por um nome.

Concorrem 36 advogados: 28 homens e 8 mulheres. Dos 12 a serem escolhidos, serão seis homens e seis mulheres, obrigatoriamente, com a a presença de cota (um negro e uma negra em cada relação).

Os advogados registrados na seccional maranhense da OAB podem votar em até 12 candidatos. Entre as mulheres, Ana Brandão é considerada favorita para encabeçar a lista das mais votadas, seguida por Anna Graziella, cotada para figurar na lista tríplice. Além delas, Lorena Saboya, Josineile Pedroza, Valéria Lauande e Alessandra Belfort estão apontadas para terminar entre as mais votadas.

Já entre os homens, a disputa tende a ser mais acirrada. Advogados consultados acreditam que Flávio Costa, Gabriel Costa e Gustavo Vilas Boas figurarão entre os mais votados.

Gustavo Sauaia, Ryod Ayoub, Gilson Ramalho e Márcio Almeida podem ficar com as duas vagas restantes, uma vez que uma obrigatoriamente será ocupada pela cota racial e, nessa situação, Diego Menezes e Hugo Passos seriam os mais cotados.

Fechar