Publicidade
Carregando anúncio...

Os melhores gins do mundo em 2023

Ranking feito pelo Beverage Testing Institute (BTI), dos Estados Unidos, elegeu os cinco melhores rótulos da bebida

Fonte: Joseph V Micallef

Cinco gins fizeram parte da lista dos melhores gins do Beverage Testing Institute (BTI) de 2023. Os cinco marcaram 96 pontos ou mais e conquistaram a Medalha de Platina-Superlativa. Outros 24 gins marcaram entre 95 e 91 pontos e ficaram com medalhas de ouro.

A BTI analisa e classifica, em uma escala de cem pontos, milhares de bebidas a cada ano. A organização com sede em Chicago (EUA), no entanto, desempenha um papel duplo na indústria de bebidas: funciona também como uma consultoria que, em suas próprias palavras, utiliza “Metodologia excepcional, ferramentas próprias e décadas de experiência para oferecer serviços de pesquisa, desenvolvimento e marketing que protegem grandes investimentos, elevam a reputação da marca, otimizam a recepção do mercado e envolvem os consumidores.”

Os melhores gins do mundo, segundo o BTI

O destilado mais bem avaliado, com pontuação de 97/100 pontos, foi Hooghoudt 23 anos Cask Strength Barrel-Aged Genever , 59,8% de teor alcoólico. Genever, que é um destilado da Holanda e Bélgica com infusão de zimbro, tem um “espírito à base de grãos de malte claro e botanicamente rico”. Ele tem Indicação Geográfica Protegida e só pode ser produzido nesses dois países.

Hooghoudt é uma destilaria familiar com sede em Groningen, Holanda. Destila Genever há cinco gerações, desde 1888. A empresa tem sido inovadora, preservando suas receitas tradicionais enquanto experimenta o que chama de “novas misturas não ortodoxas”.

O BTI descreveu o Hooghoudt, Genever assim:

“Cor âmbar dourada média. Aromas e sabores de mel de tília e laranja cristalizada, tábua de cedro, torta de pêssego com garoa de caramelo e churrasco de verão logo antes de você acender a grelha com um corpo glicérico, picante, seco, médio-cheio e um final quente, intrincado e longo exibindo notas de torta de maçã e pêssego com coco ralado e calda de chocolate com caramelo, ameixas açucaradas e bolo de frutas servido em uma tábua de cedro torrado, xarope de cola derramado em um livro de couro e em pergaminho algumas décadas atrás e ervas com umami e rancio. Os amantes do Gin Navy Strength e do Scotch de barris bem envelhecidos se unem; esta é uma experiência incrível que você precisa provar.”

O Westbourne Strength Gin de Martin Miller, 45,2% de teor alcoólico, marcou 96/100 pontos. Westbourne também foi medalhista de platina em 2022.

Martin Miller é uma empresa inglesa de gins fundada pelo empresário de mesmo nome em 1999. A empresa tem uma abordagem pouco convencional para a fabricação de gin — ela importa água islandesa, destila cada um de seus vegetais separadamente e depois os mistura para criar seu gin. O resultado é um gin excepcionalmente suave e de sabor intenso que faz um gin tônico ou gin martini excepcional.

A nota oficial de degustação do BTI descreveu o Westbourne Strength Gin como:

“Cor clara. Aromas de menta doce, limão Meyer cristalizado, zimbro, manga, ervas secas e mel de flor de laranjeira com um corpo pesado e um longo limão cristalizado, menta e caldo de cana fermentado, sálvia, capim-limão, matcha e sálvia seca. Um destilado incrivelmente limpo que não mostra o álcool por volume mais alto e canta com botânicos complexos e levemente adocicados.”

Também com 96/100 pontos ficou o Bristow Gin, 56,5% , outro que foi medalhista de platina em 2022. Austin Evans e Richard Patrick produziram o gin na Cathead Distillery, a primeira destilaria legal no Mississippi desde a Lei Seca. A destilaria fica no centro de Jackson, capital do estado.

Bristow é um gin complexo, em camadas e saboroso. O BTI o descreveu assim:

“Cor âmbar média clara. Aromas e sabores de caramelo, baunilha, canela, noz-moscada, biscoito de aveia, xarope de bordo e pimenta-do-reino moída e casca de laranja cristalizada coberta de chocolate com um corpo médio-a-cheio gliceroso, vivo e seco e um corpo quente, maciço, final muito longo que mostra nuances de resina de pinheiro, nozes torradas com canela, sálvia cristalizada em melaço, amêndoas açucaradas com baunilha e baklava e caramelo embebido em mel e chocolate amargo temperado com casca de laranja cristalizada. Scotch e biscoitos de aveia aparecem no nariz, seguidos por uma saborosa presença de gin no palato; isso é realmente delicioso.”

Spirit of HVEN Organic Gin, 40%, foi outro medalhista de platina com 96/100 pontos. A empresa sueca descreve seu gin como “um gin destilado verdadeiramente artesanal, produzido a partir de vegetais frescos infundidos por 24 horas com o destilado de grãos orgânicos da melhor qualidade”.

De acordo com Hven, a destilação é realizada em alambiques de cobre que, com design especial — que incorpora capacetes, cestos e colunas —, promove o desenvolvimento de um fabuloso gin destilado orgânico. O resultado é uma excelente bebida de luxo com aromas delicados e sabor de frutas cítricas, zimbro e grãos do paraíso.

O último medalhista de platina é o alemão Wikinger Noorgaard Gin, um clássico London Dry Gin engarrafado com 43,9% de teor alcoólico. O BTI descreveu o gin como:

“Cor clara. Aromas e sabores de cascas de limão e laranja com grãos do paraíso, coentro, cardamomo, cravo e pimenta, zimbro e canela e menta com corpo gordo e final muito longo com notas de zimbro e gengibre, coentro e lemon pepper, hortelã-pimenta , e água de macarrão. Um Gin adorável, saboroso, complexo e terroso que aparece com menta e coentro.”

 

Close