A Polícia Civil do Maranhão deflagrou na sexta-feira, 28, no município de Imperatriz (MA) e Fortaleza (CE), a operação Vacation Free”, voltada para desarticular um grupo criminoso suspeito da prática de crimes cibernéticos, sobretudo phishing, roubo de dados bancários através de falsos anúncios na internet, dentre outros delitos digitais ainda em apuração.
Após investigação se verificou indícios de lavagem de dinheiro sendo determinado o bloqueio judicial dos bens e contas dos investigados na importância de R$ 2.556.247,00 milhões. Foram cumpridos mandados de busca e apreensão em endereços nas cidades de Imperatriz e Fortaleza. Cinco veículos e objetos de valor ainda foram apreendidos.
No momento da busca, os suspeitos estavam em plena operação, sendo identificados mais de 50 sites falsos abertos, de plataformas de vendas de passagens aéreas, sites de secretarias de Fazenda de diversos estados e Detrans, inclusive do Maranhão.
Vários “logins” de Google ADS também estavam abertos para postagem fraudulentas de anúncios que direcionavam para as páginas falsas. Além disso, foram encontrados vários cartões de crédito e documentos falsos.
Os delitos praticados causaram prejuízo diversas vítimas, administrações estaduais e demais plataformas, que deixaram de receber os valores, os quais eram desviados em favor dos suspeitos que ostentavam vida luxuosa.
VACATION FREE
Do inglês, significa férias gratuitas, fazendo alusão ao fato dos suspeitos terem por prática montar verdadeiros “escritórios itinerantes” para prática de crimes. Eles escolhiam hotéis em destinos turísticos para tal propósito, a exemplo do local em que foram encontrados, no litoral do Ceará, com indícios de plena atuação quando do cumprimento da busca e apreensão.
Diante do farto material encontrado e do “escritório do crime” em pleno funcionamento, a perícia forense do Ceará fora acionada para auxiliar nos trabalhos de busca.