Uma coceira persistente em um dos seios pode ter várias causas que, muitas vezes, nem são preocupantes. No entanto, há um tipo raro de câncer de mama cujo principal sintoma é um prurido entre o mamilo e aréola. Conhecido como doença de Paget, esse tipo de tumor representa até 5% dos casos de câncer de mama.
A doença de Paget é mais comum entre mulheres na faixa etária entre 50 e 70 anos. O problema atinge os homens muito raramente. Esse tipo de câncer costuma surgir nos canais por onde o leite é transportado (dutos) e, na sequência, chega à superfície do mamilo e à aréola.
“Se a paciente apresenta coceira no bico do seio, principalmente de forma unilateral, é importante buscar a ajuda de um médico de confiança, de preferência um mastologista”, afirma o oncologista Wesley Pereira Andrade, titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica (SBCO).
Os principais sinais da doença de Paget são:
-
- Vermelhidão no mamilo e aréola;
- Coceira;
- Espessamento da pele do mamilo e aréola;
- Descamação da pele nessa região;
- Sensação de queimação no mamilo e aréola;
- Sangramento do mamilo.
Diagnóstico e tratamento
Em geral, o quadro é unilateral e, muitas vezes, ele pode ser confundido com dermatite atópica, que ocorre pelo contato com produtos químicos e produtos de limpeza utilizados nas roupas. “Para o diagnóstico mais assertivo, é necessário realizar uma biópsia”, diz o médico.
O médico explica que o diagnóstico precoce aumenta as chances de remissão do câncer. No tratamento, a primeira abordagem é a remoção do nódulo, que implica a retirada apenas de uma parte da mama. A mastectomia é indicada apenas para os casos mais avançados da doença.