Publicidade
Carregando anúncio...

Coceira no bico do seio pode ser câncer de mama

A doença de Paget é um tipo raro de câncer de mama, cujo principal sintoma são coceiras e lesões no peito

Fonte: João Vítor Reis

Uma coceira persistente em um dos seios pode ter várias causas que, muitas vezes, nem são preocupantes. No entanto, há um tipo raro de câncer de mama cujo principal sintoma é um prurido entre o mamilo e aréola. Conhecido como doença de Paget, esse tipo de tumor representa até 5% dos casos de câncer de mama.

A doença de Paget é mais comum entre mulheres na faixa etária entre 50 e 70 anos. O problema atinge os homens muito raramente. Esse tipo de câncer costuma surgir nos canais por onde o leite é transportado (dutos) e, na sequência, chega à superfície do mamilo e à aréola.

“Se a paciente apresenta coceira no bico do seio, principalmente de forma unilateral, é importante buscar a ajuda de um médico de confiança, de preferência um mastologista”, afirma o oncologista Wesley Pereira Andrade, titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica (SBCO).

Os principais sinais da doença de Paget são:

    • Vermelhidão no mamilo e aréola;
    • Coceira;
    • Espessamento da pele do mamilo e aréola;
    • Descamação da pele nessa região;
    • Sensação de queimação no mamilo e aréola;
    • Sangramento do mamilo.

Diagnóstico e tratamento

Em geral, o quadro é unilateral e, muitas vezes, ele pode ser confundido com dermatite atópica, que ocorre pelo contato com produtos químicos e produtos de limpeza utilizados nas roupas. “Para o diagnóstico mais assertivo, é necessário realizar uma biópsia”, diz o médico.

O médico explica que o diagnóstico precoce aumenta as chances de remissão do câncer. No tratamento, a primeira abordagem é a remoção do nódulo, que implica a retirada apenas de uma parte da mama. A mastectomia é indicada apenas para os casos mais avançados da doença.

Fechar