Publicidade
Carregando anúncio...

As Stablecoins são tão boas quanto seus Pegs?

As stablecoins são uma alternativa segura e confiável aos sistemas financeiros tradicionais e se tornando cada vez mais populares

Fonte: Da redação

O mercado financeiro é bastante amplo e inclui uma variedade de produtos e instrumentos financeiros, incluindo ações, títulos, fundos mútuos, futuros, derivativos, entre outros. As stablecoins surgiram em 2014 e podem ser compreendidas como uma classe nova de criptomoedas, porém mais estáveis, foram projetadas para manter seu valor estável em relação a uma moeda fiduciária, como o dólar americano ou o euro. 

Normalmente estão associadas a uma reserva de ativos fiduciários, como depósitos bancários ou títulos do governo, a fim de garantir a estabilidade monetária. As stablecoins são usadas principalmente para fins de negociação em exchanges de criptomoedas e para enviar pagamentos internacionais de forma rápida e barata. 

Existem várias stablecoins que são lastreadas em dólar americano (USD) e que podem ser utilizadas para transações em reais brasileiros (BRL), amplamente utilizadas em exchanges de criptomoedas que oferecem negociação em pares forex online e permitem que os usuários realizem transações de forma rápida e barata sem se preocupar com flutuações de câmbio.

No mercado financeiro a sigla PEG se refere ao Preço/Lucro por Ação e Crescimento (Price-to-Earnings Growth) já no contexto das stablecoins, se refere a “Price Elasticity of Demand for Governance”. Trata-se de uma métrica usada para avaliar a estabilidade de uma stablecoin em relação ao valor do ativo subjacente ao qual está lastreada.  É uma medida importante para garantir a estabilidade das stablecoins, um PEG elevado indica maior risco de volatilidade.

Vantagens do uso de stablecoins

Existem várias vantagens em utilizar stablecoins em comparação com outras formas de transação financeira, são elas:

  • Estabilidade de preço: A principal vantagem das stablecoins é que elas são projetadas para manter um valor estável em relação a uma moeda fiduciária, normalmente o dólar americano (USD). Isso significa que o valor é menos sujeito a flutuações do mercado em comparação com outras criptomoedas, como o Bitcoin, que podem experimentar grandes variações de preço em curtos períodos de tempo.
  • Baixas taxas de transação: Muitas plataformas de troca e pagamento permitem que os clientes enviem e recebam dinheiro nessa modalidade com taxas muito baixas ou até mesmo sem taxas.
  • Transações rápidas e seguras: A tecnologia blockchain permite a confirmação quase instantânea de transações sem a necessidade de intermediários e é considerada uma das mais seguras para evitar fraudes.
  • Uso acessível: São um dos ativos mais fáceis de usar, o que as torna uma opção atraente para pessoas que não estão familiarizadas com a criptomoeda. As transações podem ser realizadas usando carteiras digitais e sem a necessidade de conhecimento técnico específico, ampliando seu uso.
  • Transparência: As stablecoins são lastreadas em ativos reais, como dólares americanos, que são mantidos em contas bancárias custodiadas por empresas reconhecidas no mercado financeiro e auditadas regularmente. Isso oferece confiança para os clientes e estabilidade no mercado.

As stablecoins são uma alternativa segura e confiável aos sistemas financeiros tradicionais e se tornando cada vez mais populares, principalmente por serem mais estáveis em relações as criptomoedas tradicionais. Os avanços da tecnologia blockchain ajudam a garantir segurança e estabilidade no mercado financeiro juntamente com os Pegs que estão diretamente ligados à qualidade dos ativos.

Fechar