Os apps de mensagens se tornaram uma ferramenta indispensável na vida de bilhões de pessoas ao redor do mundo, e no Brasil não é diferente. Afinal de contas, o nosso país é um dos maiores utilizadores das redes sociais e de mensageiros. E isso já se tornou uma das principais formas de comunicação entre as pessoas e as empresas.
Entre os principais aplicativos de mensagens estão o WhatsApp, o Telegram, o Instagram Direct e o Facebook Messenger. O WhatsApp, por exemplo, é o mais popular no Brasil, com cerca de 169 milhões de usuários ativos no país, segundo a We Are Social e a Meltwater.
Dessa forma, dá para se ter uma noção do quanto essas redes de comunicação são importantes na vida das pessoas. E hoje nós vamos falar um pouco sobre os principais apps de mensagens utilizados no Brasil, além do impacto deles no cotidiano dos brasileiros.
Apps de mensagens mais usados no Brasil
Usar apps de mensagens é tão comum nos dias de hoje que podemos dizer que isso já faz parte da cultura. Afinal, quantas vezes ouvimos expressões “te mando no zap” ou “me passa um whats” por aí, não é mesmo?
E quantas vezes entramos para grupos Telegram e WhatsApp, por exemplo, para nos comunicarmos com pessoas com interesses em comum, seja pessoal ou profissionalmente. Esses são apenas exemplos, mas não são poucas as vezes em que usamos esses aplicativos durante o dia.
Dessa forma, dentre tantas opções, existem algumas que se sobressaem e que caem no gosto do público. No caso do Brasil, existem 4 entre os apps de mensagens que se destacam na preferência do usuário brasileiro.
A seguir, vamos falar um pouco sobre cada um deles e seus números impressionantes.
-
WhatsApp
Quando falamos em apps de mensagens mais usados no Brasil, o WhatsApp é, sem dúvida, o principal. Como dissemos no início, ele é usado por mais de 169 milhões de brasileiros, estando instalado em 99% dos celulares por aqui.
Além disso, segundo a Mobile Time, 94% dos brasileiros dizem acessar o mensageiro diariamente, o que demonstra um nível de fidelidade impressionante.
Dentre as razões que explicam tamanha popularidade, podemos citar a gratuidade do uso, além da acessibilidade. Afinal, é muito mais fácil acessar o app por meio de um smartphone do que por um laptop ou tablet, por exemplo.
Aliás, essas vantagens podem explicar o sucesso não só do WhatsApp, como de todos os apps de mensagens aqui no Brasil.
2. Instagram Direct
Em segundo lugar no gosto dos brasileiros, está o Instagram Direct que, assim como o WhatsApp e o Facebook, também é da empresa americana Meta. Também muito utilizado no Brasil, segundo uma pesquisa da Opinion Box, são mais de 99 milhões de usuários ativos por mês no Brasil.
Ademais, o Instagram já tem mais de 2 bilhões de contas ativas no mundo, e é a rede com maior engajamento de seguidores. E o Brasil figura em segundo lugar com maior número de usuários do Instagram, ficando atrás apenas dos Estados Unidos.
3. Telegram
O Telegram ganhou muitos adeptos após a pane no WhatsApp, que aconteceu em 2021. No final de 2022, ele já era usado por 65% dos brasileiros, de acordo com a empresa de dados mobile App Annie.
Outro ponto positivo do Telegram e que contribuiu para o seu ganho de popularidade, é o fato de seus grupos poderem ter até 200 mil participantes, contra apenas 1024 do WhatsApp. Além disso, há também o recurso do app de canais oficiais abertos, ou seja, sem necessidade de convite.
3. Facebook Messenger
Outro app de mensagens da Meta, o Facebook Messenger perdeu um pouco a popularidade nos últimos anos, mas ainda tem uma participação expressiva no gosto dos brasileiros.
Afinal, são mais de 62 milhões de usuários brasileiros, segundo dados da Digital Brazil 2023.
No cenário mundial, o Facebook voltou a ganhar usuários depois de algumas quedas. De acordo com o relatório da própria Meta, no quarto trimestre de 2022, a rede social ganhou 16 milhões de contas. Ademais, segundo o mesmo relatório, o Facebook ultrapassou a marca dos 2,2 bilhões de inscritos, sendo que 2 bilhões estão diariamente ativos.
Portanto, o mensageiro desta rede gigantesca também é bastante utilizado, o que não é diferente no Brasil.
Qual a importância dos apps de mensagens mais usados no Brasil para os negócios?
Todos esses apps de mensagens dos quais falamos, são ótimos para a comunicação pessoal, mas também têm se mostrado muito úteis para os negócios. Com o WhatsApp Business, por exemplo, é possível enviar mensagens, fazer chamadas de voz e vídeo, enviar fotos, vídeos e documentos, enfim. Tudo o que é necessário para manter um relacionamento mais próximo com os clientes.
Outra vantagem é a possibilidade de criar grupos de clientes, segmentados por interesse, região ou qualquer outro critério que sejam relevantes para a empresa. Isso ajuda a criar um canal mais direto com os clientes, que podem ser informados de novidades, promoções, novos produtos e serviços, etc.
O Telegram também oferece recursos importantes para os negócios. Como vimos, é possível criar grupos com até 200 mil pessoas, montar bots que automatizam diversas tarefas, criar canais para distribuição de conteúdo, e muito mais.
Só para se ter uma ideia, uma pesquisa realizada este ano pela Mobile Time, mostrou que 80% dos usuários falam com marcas pelo WhatsApp. Além disso, a mesma pesquisa revelou que os consumidores falam com as empresas sobre os mais variados assuntos:
- 83% para tirar dúvidas;
- 75% em busca de suporte técnico;
- 63% para comprar produtos e contratar serviços.
E isso em se tratando apenas do WhatsApp, sem contar os outros apps de mensagens. Dessa forma, é inegável como esses canais de comunicação são essenciais na vida cotidiana das pessoas, o que inclui as transações comerciais.
Portanto, podemos concluir que os apps de mensagens são um avanço e tanto, não só para aproximar as pessoas, mas também para propiciar o fechamento de muitos negócios no Brasil.