Publicidade
Carregando anúncio...

Ferramenta tecnológica da Caema é considerada “case” de sucesso em premiação nacional

O CaemaGeo é aplicado para diversos fins, como cadastros técnicos, ordens de serviço, monitoramento dos níveis de reservatório, entre outros.

Fonte: Redação / Assessoria

A ferramenta tecnológica de georreferenciamento CaemaGeo, desenvolvida pela Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema), foi considerada um “case” de sucesso e recebeu premiação na última edição do “Utilities Summit de 2023”, realizado em São Paulo (SP), no dia 27 de abril último. A conferência é destinada aos usuários do chamado Sistema ArcGIS do mercado de Utilities (Saneamento, Energia Elétrica, Distribuição de Gás e Telecom) realizado anualmente pela Imagem Geosistemas.

O “Utilities Summit de 2023” é considerado o principal evento de apresentação de boas práticas e inovações em Sistema de Informação Geográfica (SIG), também chamado de Geographic Information System (GIS, no idioma inglês), no setor de Utilities. O tema deste ano foi “GIS: promovendo inovação e sustentabilidade”, evento que contou com a colaboração de líderes de diversas empresas dos segmentos de Saneamento, Energia Elétrica, Gás e Telecom.

No evento, o engenheiro Eduardo Bustamente, acompanhado pelo gerente de Tecnologia da Informação (TI) da Caema, Eliernandes Rodrigues, apresentou o case “Uso do GIS Corporativo CaemaGeo frente aos desafios do Marco Legal do Saneamento”.

“Estamos muito felizes com a premiação que vem reforçar o entendimento de que o uso de ferramentas tecnológicas, a exemplo do CaemaGeo, traz tons de mudanças positivas para a Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão, tornando mais eficiente a prestação de serviços à população, potencializando ganhos significativos na gestão da empresa com as mais diversas soluções para melhorar a qualidade dos projetos”, afirmou o presidente da Caema, Marcos Aurélio Freitas.

Considerado um GIS corporativo robusto, com base no Sistema ArcGIS, o CaemaGeo, que teve sua eficiência técnica e científica reconhecida no principal evento de tecnologia do país, é aplicado para diversos fins, como cadastros técnicos, ordens de serviço, monitoramento dos níveis de reservatório, monitoramentos comerciais, entre outros serviços.

A ferramenta tecnologia da Caema ganhou destaque na premiação pelo o uso do GIS para expansão das redes de esgoto e, em especial, o case de balneabilidade nas praias, com diversos benefícios, como a atualização cadastral de ao menos 300 imóveis, ganho de produtividade com ações planejadas, aumento da conexão entre bacias coletoras de esgoto, melhoria dos indicadores de qualidade ambiental, redução da perda de água, entre outros ganhos de faturamento.

Fechar