O feriado prolongado do Dia do Trabalho foi considerado violento, nas rodovias federais que cortam o Maranhão. Nove pessoas morreram em acidentes de trânsito, conforme relatório da Polícia Rodoviária Federal (PRF).
Segundo balanço da Operação Dia do Trabalhador, deflagrada nos dias 28 de abril a 1° de maio, foram registrados 14 acidentes, quatro graves e nove com feridos. Ao todo, 15 pessoas sofreram ferimentos.
Na sexta-feira (28), três pessoas perderam a vida em um acidente registrado na BR-316, em Bacabal. Segundo a PRF, a batida aconteceu em uma área de ultrapassagem proibida, que resultou em colisão lateral, seguida de choque frontal.
Durante a operação, foram realizados 1349 autos de infração. Dentre as principais violações estão: o não uso do capacete, ultrapassagens proibidas, excesso de velocidade, não uso do cinto de segurança, alcoolemia e crianças sem dispositivo de retenção (cadeirinhas e assentos).
Foram registrados ainda: 2532 abordagens, sendo 1921 a pessoas e 1459 a veículos; 20 ocorrências de combate à criminalidade; 10 crimes de trânsito; 20 pessoas detidas.
A PRF-MA desencadeou 686 ações educativas, 16 atividades educativas e 33 auxílios a usuários. As ações de orientação e educação para o trânsito, bem como a intensificação nas fiscalizações, vão continuar durante o mês de maio, período da Campanha Maio Amarelo.
A Polícia Federal reforçou a importância da conscientização, pois quase 80% dos acidentes poderiam ser evitados por mudanças de conduta dos motoristas.