Se você vai viajar para Tocantins e pretende visitar o Parque do Jalapão, você não pode deixar de conhecer a Cachoeira do Formiga. Esse local está entre um dos destinos mais procurados quando se trata do Jalapão, isso porque possui águas encantadoras. Continue lendo e confira a seguir com mais detalhes sobre essa cachoeira!
Conheça a Cachoeira do Formiga em Jalapão
O Jalapão, ao contrário do que algumas pessoas pensam, não é um município, mas um parque que conserva o bioma do cerrado. Sendo assim, esse parque possui cerca de 34 mil km², ou seja, devido ser muito grande possui muitos pontos turísticos.
Por causa disso, a agência Diego Tour separou os motivos pelos quais você deve visitar esse local além de dicas para que você possa aproveitar da melhor forma possível. Antes de mais nada, saiba que a Cachoeira do Formiga fica a apenas 30 km de distância da cidade de Mateiros, Tocantins a qual possui pousada.
Agora que você já sabe que essa cachoeira fica perto de uma cidade a qual você pode se hospedar, saiba como chegar. Sendo assim, para chegar nesse local você vai precisar pegar a BR TO110 que vai levar cerca de minutos.
Mas, caso você não se sinta confiante para pegar um carro e ir sozinho, você pode contratar um guia nas agências de Palmas, capital de Tocantins. Portanto, confira a seguir mais detalhes sobre a Cachoeira do Formiga!
Por que tem esse nome?
Saber como o nome daquele local surgiu é um dos primeiros passos antes de conhecer o local. A Cachoeira do Formiga possui esse nome devido ficar perto do rio Formiga, que fica a aproximadamente 1,5 km de distância acima da queda da água da cachoeira. Ou seja, a Cachoeira da Formiga é formada a partir da água desse rio.
Características
Agora que você já sabe porque a Cachoeira do Formiga tem esse nome, chegou a hora de conhecer mais como é esse local, o que você vai encontrar ao visitar. Essa cachoeira é uma das mais bonitas do Jalapão devido suas características marcantes, mais especificamente por causa das suas águas cristalinas na cor verde esmeralda.
Estamos acostumados a ver águas nesse tom de azul apenas nas Maldivas, mas já podemos dizer que temos uma Maldivas no Brasil. Devido a região durante o verão ficar com uma temperatura de 30°C, as águas com temperaturas mais amenas são ótimas para se refrescar.
Envolta da Cachoeira do Formiga, você também vai encontrar vegetações típicas da região envolta da cachoeira, como pés de buritis, samambaias e muitas outras. Por causa dos troncos das árvores, você consegue chegar mais perto da queda da água para pode tirar fotos.
Com uma queda pequena, a cachoeira proporciona mergulhos, por isso não esqueça de levar sua máscara de mergulho para ver o fundo desse rio e tirar lindas fotos. Mas, se você não quiser levar os óculos, saiba que a água é tão cristalina que você conseguirá ver o fundo do lago, a areia branca. Vale ressaltar que para acessar a área do lago você terá que pagar uma taxa.
Estrutura
Quando nos referimos à estrutura, queremos dizer que essa cachoeira possui local para acampar. Isso mesmo, devido algumas pessoas optarem por seguir viagem para visitar outros locais e não voltar no final do dia para as cidades vizinhas, você pode acampar próximo à cachoeira.
Entretanto, devido ser uma área privada, lembre-se apenas de levar dinheiro em espécie, afinal lá não possui sinal de internet. Em média, você vai pagar um valor de R$50,00 para acampar durante uma noite, isso por barraca. Mas, caso você tenha comprado o pacote da visita em uma agência, provavelmente esse valor já vai estar incluso.
Ainda sobre a estrutura deste local, saiba que perto da cachoeira você terá acesso a um pequeno bar, onde além de bebidas você vai poder lanchar.
Locais próximos
Outra vantagem de visitar a Cachoeira da Formiga é que possui muitos outros pontos turísticos próximos. Próximo a essa cachoeira você pode visitar a Cachoeira dos Buritis e os fervedouros Buritizinho e Ceiça, que também são locais muito bonitos e que vale a pena aproveitar para visitar.
Quando visitar?
Outra dúvida muito comum é sobre quando visitar esse local, mas fique tranquilo que a Diego Tour vai tirar essa dúvida. Sendo assim, é recomendado que você visite a Cachoeira da Formiga entre os meses de maio a outubro, pois são as épocas que menos chove.
Entretanto, os meses de junho a setembro são os melhores, pois são épocas do ano que não chove nessa área, afinal estamos em um local em que o bioma é o cerrado. Então, você vai conseguir encontrar águas mais limpas, ótimo para mergulho, além de uma vegetação muito bonita para tirar fotos.