Investimentos na área de turismo

O turismo foi uma das áreas que mais sofreu impacto durante o período mais duro da pandemia de Covid-19

Fonte: Da redação

O turismo foi uma das áreas que mais sofreu impacto durante o período mais duro da pandemia de Covid-19, em 2020. Afinal, a necessidade de isolamento social impactou também nas viagens. Com isso, diversos hotéis e pousadas tiveram que devolver valores a turistas que não chegariam e até mesmo fechar suas portas. 

Mas, com a chegada das vacinas e a melhora nos índices, o turismo voltou a ganhar fôlego. E com isso, os investimentos na área de turismo também voltaram a subir. 

Com a alta do dólar, as viagens internacionais ainda encontram queda. Por isso, muitos turistas preferem se dedicar a viagens no próprio território brasileiro. E com isso, cidades turísticas se preparam para receber muitos turistas. 

Bonito, considerado um dos mais belos destinos com belezas naturais no Brasil, é um desses destinos escolhidos por muitos turistas, muito em função do ecoturismo. 

O ecoturismo é uma modalidade no turismo que cresce mais de 20%, enquanto o turismo tradicional cresce anualmente apenas 7,5%. Esses dados são da Organização Mundial do Turismo. 

Só no Brasil, são estimados mais de 500 mil praticantes de ecoturismo pelo país. E Bonito é um dos destinos mais escolhidos por quem ama o ecoturismo. 

Por isso, sabendo de como essa área é estonteante, os investimentos na região visam aumentar o número de turistas, oferecendo mais estrutura à quem viaja para Bonito. 

  • Investimentos em Bonito – MS

Assim, em março de 2022, o governador Reinaldo Azambuja anunciou investimentos em Bonito, paraíso ecológico e capital do ecoturismo no Brasil, que somam mais de R$ 140 milhões. 

O governador esteve em Bonito em 14 de março de 2022 e as obras da pavimentação da estrada sul-mato-grossense que liga um dos maiores pontos turísticos de Bonito, a Gruta do Lago Azul, com o entroncamento de outra estrada estadual, a MS-339. 

Com isso, o objetivo é facilitar a ida de turistas com carro até o trevo da Gruta do Lago Azul, facilitando a visita desses que é um dos mais belos pontos turísticos de Bonito. 

Além disso, os investimentos em Bonito também incluem a pavimentação de mais de 9 quilômetros da Rodovia do Turismo, que faz a ligação ao balneário Ilha do Padre. 

Outros objetivos para os investimentos incluem a recuperação de estradas vicinais, além de outros projetos sociais, no intuito de melhorar essa região, que vive do turismo e é tão famosa em todo Brasil, com o Abismo Anhumas, Gruta do Lago Azul, Balneários, além do Rio da Prata e Rio Sucuri, por exemplo. 

Uma reivindicação antiga para Bonito é a construção de um anel viário na região. Essa obra, de fato, foi garantida pelo secretário do estado, com o prefeito de Bonito, firmando o acordo para sua construção. 

Em maio de 2022, foi publicado no Diário Oficial o contrato para pavimentação, drenagem e demais obras no bairro Atlântico, um dos bairros mais antigos em Bonito, obra orçada em quase R$ 6 milhões. 

  • A importância dos investimentos em Bonito 

Bonito além de ser um ponto turístico famoso e belíssimo, é considerado a capital do ecoturismo no Brasil. Em relação ao seu estado, Mato Grosso do Sul, Bonito é o principal ponto turístico da região, atraindo turistas de todo o Brasil e também de outras partes do mundo. 

No dia 28 de abril, aconteceu o encontro do Ministro do Turismo, com o governador de Mato Grosso do Sul, para tratar especificamente de investimentos em obras em Bonito. 

Na época, o secretário do Governo e Gestão Estratégica Sérgio Murilo afirmou que: 

“Cartão postal e referência no ecoturismo mundial, Bonito recebe uma atenção especial desde o início dessa gestão do Governo do Estado, dentro de um projeto de integração dos destinos turísticos. A MS-178, por exemplo, foi toda pavimentada, interligando os municípios de Jardim, Bonito e Bodoquena. Estamos avançando na vacinação e precisamos estar preparados para a retomada do nosso turismo, de forma segura. E agora, com esses novos recursos, poderemos ter ainda mais investimentos que vão movimentar a economia, gerando empregos e renda”

Com esses dados e valores de investimento, espera-se que a região cresça ainda mais, pois, Bonito tem o potencial para ser, um dia, o maior ponto de ecoturismo não só no Brasil, mas de todo o mundo. 

 

Fonte: Secretaria do Governo do Estado do Mato Grosso do Sul (SEGOV)

Fechar