O ponto de ônibus instalado na calçada da Praça do Pescador, no bairro do Portinho, região central de São Luís, não conta com estrutura para abrigar os usuários que esperam pelo transporte coletivo.
O Jornal Pequeno esteve no local, na segunda-feira (8) e na terça (9), e registrou a situação de vários passageiros, devido à falta de abrigo, vulneráveis à exposição ao sol forte.
No ponto de ônibus, passam todos os coletivos da área Itaqui-Bacanga, inclusive o Campus, que circula dentro da Universidade Federal do Maranhão (Ufma). Esses coletivos embarcam e desembarcam passageiros no bairro do Portinho, e depois seguem para o Terminal de Integração da Praia Grande.
Uma passageira, que preferiu não se identificar, informou que até algum tempo a parada de ônibus era pouco utilizada, e quase não tinha fluxo de embarque e desembarque. Ela comentou, também, que o ponto de ônibus no bairro do Portinho fica entre dois terminais, o de integração da Praia Grande e o Anel Viário, e que talvez por isso a parada de ônibus na Praça do Pescador antes não era tão procurada.
FILA PARA SE PROTEGER DO SOL
Na manhã dessa terça-feira (9), durante a permanência da reportagem no local, foi flagrado um número considerável de passageiros no ponto de ônibus. Ante ao sol forte que fazia no horário, uma alternativa buscada pelas pessoas, para se proteger dos raios solares, foi formar uma fila na direção da sombra feita pelas árvores existentes na praça.
Porém, as pessoas afirmaram que a mesma opção de abrigo não pode ser utilizada nos dias de chuva, e que a única saída, devido à falta de cobertura, é se deixar molhar logo.
OUTRO LADO
Por meio de nota, a Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) informou que já existe um levantamento sobre os pontos para a instalação e revitalização de abrigos, necessários para atender à demanda e garantir melhores condições aos usuários do transporte público de São Luís, durante a espera pelo coletivo.